domingo, 26 de maio de 2013

[Apps]SteganPEG, conteúdos ocultos dentro de imagens

A arte da esteganografia em termos de computação é a arte de esconder mensagens, imagens ou até mesmo ficheiros completos – dentro de outros ficheiros. É, sem dúvida, uma boa maneira de partilhar informações confidenciais quando na verdade estamos, efectivamente, a fazê-lo à vista de tudo e todos. O ficheiro “alojador” parece ser completamente normal, e a menos que saibamos que há algo lá dentro e possuamos as ferramentas certas para conseguir chegar a essa informação, ele pode passar perfeitamente despercebido.
Como o próprio nome indica, SteganoPEG é uma ferramenta simples que foi pensada para nos ajudar a esconder ficheiros dentro de ficheiros de imagem no formato JPEG. Vamos conhecer?
steganpeg-00-pplware



O funcionamento do programa é simples: primeiro, basta deixar a opção de incorporação seleccionado (embebed files into a JPEG image), em seguida, escrever uma palavra passe no campo Password e finalmente escolher uma qualquer imagem no formato JPEG e clicar em GO! steganpeg-01-pplware
Em seguida, na opção de adicionar ficheiros (add files) só temos de escolher o ficheiro que pretendemos para esconder com a imagem. No entanto há que ter em conta que o SteganPEG tem algumas restrições e não vai permitir que adicionemos todos os ficheiros que pretendemos pois vai existir uma compressão da imagem original e o tamanho máximo permitido para esconder ficheiros é a «sobra» que foi feita após compressão. Conforme vamos inserindo ficheiros o programa tenta comprimir a imagem libertando espaço para a acomodação dos novos conteúdos e sem aumentar o tamanho total e que, na verdade, não fará levantar as suspeitas caso por exemplo tentemos inserir 10 megas de conteúdo numa imagem de 3 megas, isso não é possível.
Daquilo que fomos testando os ficheiros mais pequenos como texto e documentos são mais fáceis de manipular ao contrário dos ficheiros maiores, ja compactados, como PDFs ou outros ficheiros JPEG que mostraram maior resistência em ser aceites pela SteganPEG.
steganpeg-02-pplware
Em última caso, para nosso incómodo, pode passar por ser “um jogo de tentativa e erro” onde poderemos obter melhores resultados com imagens que não tenham já sido fortemente comprimidas, dando-lhe mais espaço para espremer os nossos ficheiros. Uma vez que tenhamos conseguido incorporar os nossos conteúdos basta guardar a imagem final clicando em Save Stegged Image.
A protecção, simples e eficaz, não podia ser mais fácil e estar mais à vista de todos. Utilizada mais ou menos vezes, fica a dica para alguma ocasião especial que possa eventualmente acontecer.
O método de leitura dos conteúdos escondidos é muito similar, bastando inicialmente escolher a opção de read files from a JPEG, escrever a password correcta e escolher a imagem em questão. Depois basta clicar em Save Selected.
A ter emPor fim, há que ter em conta que o programa precisa do NET Framework 3.5 ou superior instalado (que vem por padrão instalado no Windows 7 em diante). Naso não o possuam, o ZIP do download inclui esta versão com o nome SETUP.EXE.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: SteganPEG 1.0
Homepage: Kango Abhiram

Sem comentários:

Enviar um comentário