domingo, 26 de maio de 2013

[Apps]PortableApps Platform, software portátil num só local

O advento das aplicações portáteis, sem necessidade de instalação, veio facilitar a nossa vida e, em especial, a vida e performance do nosso sistema. Passou a ser possível ter numa pen ou disco externo grande parte do nosso arsenal de ferramentas. Em poucas palavras e poucos passos, deixámos de estar presos ao nosso PC para podermos usar as ferramentas a que estamos habituados e que conhecemos tão bem em qualquer sítio e em qualquer lugar.
Ora o PortableApps.com, como o nome indica, é um site que se especializou em apresentar as mais variadas ferramentas na sua versão portátil, pronta a trabalhar em qualquer lugar e desta vez presenteia-nos com nova versão do seu agregador de aplicações portáteis, o PortableApps Platform.
portableapp_04_pplware


Com este software, que não é portátil e necessita uma instalação - dita a ironia, podemos ter acesso de forma organizada a um vasto conjunto de ferramentas portáteis à nossa escolha que vão sendo disponibilizadas pelo sitio web PortableApps.
portableapp_00_pplware
O funcionamento é muito simples. Logo após a instalação o programa pesquisa online na base de dados do PortableApps e apresenta a listagem completa de software com que podemos interagir. Separado por categorias, a única dificuldade é qual ou quais os programas a escolher para ter a versão portátil no nosso PC. Para os mais indecisos poderão escolher todos, mas antes certifiquem-se de duas coisas: que possuem uma ligação de Internet bastante rápida e que a vossa máquina possui as mais recentes características de hardware para as operações seguintes.
portableapp_01_pplware
Um vez seleccionado o software que pretendemos utilizar, começa o processo de download do mesmo. O tempo desta operação depende única exclusivamente da nossa ligação de Internet. Depois vem o processo de descompressão, ao qual o PortableApps Platform lhe apelida de ‘Instalação». Na verdade nada se instala, apenas de copiar para uma pasta. Existe, contudo, software que mesmo sendo portátil necessita que aceitemos os termos de instalação, pelo que  o processo geral não avança enquanto não dermos o aval aos termos de serviço e/ou licenças associadas.
portableapp_02_pplware
Uma vez terminada toda esta parafernalha de operações, chegamos à plataforma em si, ou seja, o programa que agrega todas as nossas selecções de software. De facto, é uma ferramenta muito intuitiva que nos mostra directamente todo software que elegemos essencial para o nosso trabalho ou, por outro lado, nos mostra as categorias existentes.
Depois não há nada que saber, basta clicar na aplicação que pretendemos correr para ver o seu funcionamento imediato.
portableapp_05_pplware
Ainda no software da plataforma, é possível proceder com uma actualização do software que temos disponível  isto é, para que as aplicações que temos no nosso PC escolhidas do PortableApps não fiquem desactualizadas, é-nos oferecida a opção de actualizar o software que escolhemos previamente caso existam novas versões do mesmo.
Por outro lado, caso pretendamos acrescentar novos programas também o podemos fazer na área de gestão.
portableapp_06_pplware
Por fim, o programa permite algumas configurações base, como a procura de actualizações cada vez que corremos a aplicações bem como a alteração da skin do programa em si.
Para quem, como eu, que usa e abusa da facilidade com que podemos usar e alojar as aplicações portáteis, esta ferramenta veio facilitar-nos a vida. Recomendo a que testem se forem utilizadores.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PortableApps Platform 11.2 [3.23 KB]
Homepage: PortableApps

Sem comentários:

Enviar um comentário