sábado, 2 de junho de 2012

[Dica]Como remover a interface Metro do Windows 8

O Windows 8 veio trazer para os sistemas operativos dos PC’s e tablets a interface Metro, um conceito que a Microsoft introduziu no seu sistema operativo para dispositivos móveis. Até agora as opiniões dividem-se quanto à sua usabilidade e utilidade nos computadores pessoais.
Está desenhada para ser usado maioritariamente nos equipamentos com capacidade touch, mas provavelmente estará disponível para todos os utilizadores em todas as plataformas. Não existe uma forma trivial de o desactivar, mas claro que é possível fazê-lo.




As opiniões dividem-se sobre a sua utilidade e sobre a necessidade de esta interface estar presente nas versões Desktop. A mudança na interface é, por norma, de difícil adaptação por parte dos utilizadores e  estes tendem a criar anticorpos e resistências a essa mudança. A Microsoft não disponibilizou para já uma forma imediata de desabilitar o Metro, mas nos hoje vamos explicar como os utilizadores da Developer Preview o podem fazer, alterando apenas uma chave de registo.
Para iniciarem esse processo devem carregar simultaneamente na tecla Win e em R. Esta sequência irá chamar a interface tradicional e apresentar a caixa de execução de comandos, tal como nas versões anteriores do Windows.
Nessa janela devem escrever o comando regedit e carregar em Enter. Irá aparecer de seguida o editor de registo. Naveguem para a chave indicada abaixo.
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer

Na chave Explorer devem aplicar um duplo clique em RPEnabled para a poderem editar. Alterem esse valor para zero (0) e gravem o registo.
Devem de seguida fechar a janela do editor de registo e reiniciar o vosso PC. Sem esse reiniciar o sistema vai ficar num estado misto em que conseguem ter acesso ao menu iniciar tradicional e à interface Metro.

Depois desse reboot o vosso sistema irá arrancar com toda a nova imagem do Windows 8, mas ao efectuarem o login com o vosso utilizador vão reparar que a interface Metro deixou de estar disponível.
Passaram a ter a mesma interface que têm actualmente no Windows 7 e todos os efeitos associados. Naveguem no menu iniciar e vão ter novamente acesso directo aos programas que têm instalados, da forma tradicional.

Caso pretendam ter de volta a interface Metro devem repetir o processo indicado, alterando o valor da chave RPEnabled para 1. Esta é a forma mais simples de todos os que não gostaram da interface Metro a verem desabilitada.
De notar que a ideia da Microsoft em disponibilizar esta versão de testes era para que os utilizadores e os programadores tivessem acesso à interface Metro e para que pudessem testar as aplicações que desenvolverem.
Escolham a interface que pretendem usar para testarem a primeira versão do Windows 8,  disponibilizada de forma oficial pela Microsoft.

2 comentários: