domingo, 10 de junho de 2012

[Apps]Airtime – Crie uma emissora de rádio totalmente gratuita

O titulo do artigo é interessante e certamente que a primeira coisa que apetece fazer é experimentar o Airtime….força, vamos a isso…para tal basta aceder aqui.
Nos meus tempos de adolescente andava na moda o mundo das “rádios amadoras”. Com recurso à tecnologia da altura, cada um criava umas playlists e preparava umas noticias para se transformar num autêntico “radio Man”.
Actualmente, com as tecnologias e serviços disponíveis e também porque a largura de banda da nossa Internet assim o permite, é possível criar uma autêntica emissora de rádio totalmente gratuita. Recentemente conheci um projecto fantástico para criação de emissora de rádio amadoras. Vamos conhecer o AirTime.
airtime_00
AirTime é um projecto open source para criação de radios online. Inicialmente conhecido como Campcaster, a Sourcefabric disponibilizou em  2011 o AirTime como o objectivo da comunidade reinventar a plataforma. A plataforma sofreu um conjunto de melhorias e actualmente são muitas as funcionalidades que oferece das quais destacamos:
  • Interface muito intuitiva e bem organizada
  • Permite organizar facilmente todas as musicas
  • Criar facilmente playlists (através da funcionalidade Playlst Builder)
  • Pesquisar musicas
  • Capacidade de editar os metadados das músicas directamente do Airtime
  • Agendamento
  • Ferramentas de streaming integradas
  • Disponibilização de um calendário  para organização da “agenda musical”
  • Ferramentas de DJ, integração com o Soundcloud
airtime_01
A ultima versão do Airtime (versão 2.1) permite ainda a ligação a outras aplicações de musica como é o caso do Mixxx ou Virtual DJ.
Veja aqui as novidades do Airtime 2.1



Como instalar o Airtime no Ubuntu?
Para quem pretender instalar esta plataforma no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.
sudo apt-get update
sudo apt-get install airtime
Se tiver alguma duvida na instalação/configuração do AirTime, pode consultar a documentação oficial aqui. Após a instalação do Airtime basta abrir um browser e aceder ao endereço http://localhost
Este é sem duvida um excelente projecto Open Souce. Pessoalmente gostei bastante da plataforma e até já fiz uns projectos engraçados. Alguém quer criar uma rádio para o trabalho, ou para a escola??? O Airtime é uma opção muito muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário