sábado, 25 de fevereiro de 2012

[Apps]Quais as portas abertas no meu computador?

Qual a porta/porto usado para HTTP? e LDAP? e POP3? e SMTP? TELNET? e FTP? DHCP e MSN…?

Analisando a sequência de artigos que têm sido realizados sobre redes chego a uma primeira conclusão..”Vocês gostam da área das redes !!!”. Nesse sentido vamos apostar mais nessa área por aqui, contribuindo com artigos que facilitem a compreensão de como funcionam certas tecnologias (ex: Modelo OSI, IOS, VoIP, Routing, etc).

Depois de lerem o título alguns de vocês devem estar a pensar “…lá vem mais do mesmo…a guerra de palavras vais começar..mas afinal é porto ou é porta? Como já tive possibilidade de referir em artigos anteriores, eu uso os 2 termos.

09-11-2009 14-44-43

Uma vez que existem muitos portos/portas, nada melhor que possuirmos uma pequena “cábula” com o portos mais conhecidos e assim termos a noção do que temos aberto no nosso computador uma vez que muitos dos ataques às máquina são feitos por aí. Podem fazer o download da cheat-sheet no final do artigo.

Ter uma porta/porto aberto significa que a mesma está apta para receber pacotes por aí. Para verificarem quais os portos abertos na vossa máquina existem diversas ferramentas. Deixo-vos aqui a dica para 3 delas (conto com as vossas dicas também):

Outra das formas é através da linha de comandos (Windows), usando o comando netstat numa das seguinte formas:

netstat -an |find /i "listening"  //Portas/portos a escuta netstat -an |find /i "established" //Portas/Portos com ligação estabelecida netstat -an |find /i "3389"     //Definir porta específica “3389

Feito o teste, está tudo normal com a vossa máquina?

Download: Cheat-Sheet Portas/Portos
Download: Iana Port Numbers

Sem comentários:

Enviar um comentário