sábado, 11 de fevereiro de 2012

[Apps]X-ray – Envie ficheiros suspeitos para análise

Nem sempre os antivírus são capazes de nos dar a protecção total e acabamos por ser nós a descobrir ficheiros que julgamos serem vírus ou outro tipo de malware. Nessas ocasiões temos de ser nós a submeter esses ficheiros para análise, o que nem sempre é simples ou sabemos fazer.

Existem vários sites que permitem o envio desses ficheiros para as principais casas de antivírus e assim temos acesso a uma análise realizada por vários motores e com várias assinaturas de vírus. Graças à ferramenta que hoje apresentamos, o X-ray, deixam de ter de visitar esses sites, podendo fazer esse upload directamente do vosso desktop.



O X-ray permite que submetam para análise ficheiros que considerem estarem infectados ou que são vírus. O envio desses ficheiros pode ser realizado para 31 empresas de antivírus para uma análise manual, detalhada e minuciosa.

Ao submeterem esses ficheiros para essas 31 empresas (Avast, AVG, Avira, Bitdefender, ClamAV, Comodo, Dr.Web, Emsisoft, ESET, CA, Fortinet, F-Prot, F-Secure, Ikarus, K7Antivirus, Kaspersky, McAfee, Microsoft, Norman, nProtect, Panda, PC Tools, Prevx, Rising, SUPERAntiSpyware, Symantec, TheHacker, VBA32, Vipre, ViRobot e VirusBuster) vão ficar com a certeza da existência de problemas.

Antes de enviarem os ficheiros que pretendem analisar podem recolher informações sobre eles no site VirusTotal, evitando ter de os submeter. Se ainda assim não forem obtidos resultados, podem também submeter os ficheiros para o VirusTotal. Caso não fiquem satisfeitos com as respostas que forem dadas por esse site podem então submeter directamente para as 31 empresas.

Existem duas formas de enviarem os ficheiros para os serviços de análise, ou por email ou através da API web que eles disponibilizam. Por essa razão devem começar por configurar o X-ray indicando qual o vosso endereço de email e o servidor de envio que pretendem que seja usado.

Nas configurações podem ainda decidir qual o método a ser usado para o envio para cada uma das 31 empresas. Caso tenham uma chave para utilização da API do VirusTotal podem também indicá-la aqui. A criação dessas chaves é gratuita para os utilizadores que se registem.

Para usarem o X-ray basta que arrastem o ficheiro suspeito para a sua interface ou que o seleccionem usando o método tradicional. O X-ray disponibiliza de imediato a Hash MD5 desse ficheiro e ele está pronto para o envio e análise.

Lembrem-se que podem pedir informações sobre o ficheiro ao VirusTotal, submeter para este site ou enviar para as 31 empresas de antivírus. Consoante a vossa escolha podem usar os três botões disponíveis.

Algumas das empresas, para evitar situações de abuso, pedem a introdução de captchas. Estas são apresentadas no X-ray e devem ser preenchidas para dar continuidade ao processo.

No final do processo de envio é apresentada para cada um o resultado desse envio. Caso exista informação do VirusTotal esta é também apresentada na interface do X-ray.

Usem o X-ray para dar uma segurança adicional ao vosso computador e para despistarem problemas em alguns ficheiros mais suspeitos. É simples de usar e permite o acesso À análise a um elevado número de empresas de antivírus.

A sua interface é simples de usar e assim conseguem evitar estar a usar sistemas ou sites mais complexos e que por vezes requerem registo. O X-ray é uma aplicação portátil e por isso pode ser usada em qualquer computador sem qualquer problema.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: X-ray 1.0 [931KB]
Homepage: X-ray

Sem comentários:

Enviar um comentário