domingo, 13 de fevereiro de 2011

[Dica]Como fazer uma cópia de segurança do Primavera Express

image_thumb19
Procedimentos recomendados:

Fazer uma cópia da base de dados:

Para gerar uma cópia de segurança da bases de dados, aceder ao Administrador, seleccionar a empresa, e depois com o botão direito do rato aceder a Manutenção > Cópia de Segurança…

image_thumb2

Agora apenas necessita de indicar o caminho e o nome da cópia de segurança para que o processo seja efectuado com sucesso. O nome do ficheiro já é colocado por defeito, no formato NOMEDABASEDADOS.BAK.

Caso receba um erro igual ao da imagem, terá que activar a opção xp_cmdshell no servidor de dados do SQL…

image_thumb9

Em Iniciar > Programas > Microsoft SQL Server 2005 > Configuration Tools > SQL Server Surface Area Configuration > Seleccionar a última opção opção Surface Area Configuration for Features e activar a opção Enable xp_cmdshell.

image_thumb14

Reabra o Administrador e repita a operação.

image_thumb17

Poderá no nome do ficheiro acrescentar a data ou outra informação para referencia futura. Para finalizar faça Confirmar. Processo concluído

Nota: Se receber o erro:

“frmAdmDbmsBackupProps/BackupMessage: Cannot open backup device ‘C:\EXPRESS.BAK’. Operating system error 5(O acesso é negado.).
MicrosoftODBC SQL Server DriverSQL ServerBACKUP DATABASE is terminating abnormally.”,

feche a janela da cópia de segurança e volte a abrir, e não altere o caminho e o nome do ficheiro da cópia de segurança, que normalmente é: C:\PROGRAMAS\MICROSOFT SQL SERVER\MSSQL.1\MSSQL\BACKUP\EXPRESS.BAK.



Fazer uma cópia de segurança da pasta mapas:

Só necessita de fazer uma cópia de segurança da pasta mapas se tiver alterado ou criado algum mapa. O caminho por defeito da pasta Mapas a copiar é:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS

Poderá copiar a pasta toda (recomendado), ou simplesmente copiar os mapas novos ou alterados. Se criou mapas novos, eles encontram-se na pasta:

C:\Programas\PRIMAVERA EXPRESS\SG6\MAPAS\NOVOS

Sem comentários:

Enviar um comentário