domingo, 20 de fevereiro de 2011

[Apps]DriveLetterView – Gestão facilitada das letras das drives

Durante a nossa utilização diária do computador ligamos muitos dispositivos USB ao nosso sistema. Cada dispositivo ligado recebe uma letra para o sistema identificar quem e o quê está ligado ao sistema. Provavelmente, em sistemas já com alguns anos, teremos dezenas destes dispositivos e todos estão no histórico das ligações às portas USB.

Por vezes necessitamos de ter letras especificas nos dispositivos ligados, embora se possa fazer via ferramentas nativas do sistema, é mais fácil recorrer ao DriveLetter. Pode identificar, alterar, renomear e apagar registos existentes.

O Windows atribui letras de unidade quando ligamos hardware ao sistema operativo. Normalmente esta letra é mantida até que o dispositivo seja desligado.

DriveLetterView é uma aplicação desenvolvida pela Nirsoft que exibe as novas letras de unidade de todos os dispositivos, incluindo discos rígidos locais, unidades de rede remota, drives de armazenamento USB e drives ópticas, como CD, DVD ou discos Blu-Ray. Além destas funções e ainda no campo informativo, DriveLetter mostra as letras utilizadas recentemente mas já inactivas.

Esta aplicação, portátil , quando iniciada, mostra todas as letras usadas pelo sistema, incluindo informação do tipo de drive ligada, nome, descrição, quando foi ligada e o ID que lhe foi atribuído.

A sua mais valia, além da informação atrás referida, é a possibilidade de alterar uma letra de unidade dos dispositivos USB e dos locais de rede. Além disso permite apagar uma letra, caso esta esteja em conflito, de um dispositivo inactivo. Desta forma pode renovar e renomear estas letras atribuídas.

Para ter um controlo do que está já reservado, pode exportar a lista de todas as unidades já ligadas para um ficheiro em texto, csv, html ou xml.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ Win7
Download: Drive Letter View 1.00 [41.35KB]
Homepage: Drive Letter View

Sem comentários:

Enviar um comentário