quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

[Apps]GParted 0.8 – Recupera partições e informação perdida

Dimensione, copie e mova partições sem perder informação.

Devido à dimensão que os discos rígidos disponibilizam e também por questões de separação de informação e segurança, é comum particionarmos o nosso disco. Esta é uma tarefa que se realiza (por norma) antes de ter algum sistema operativo instalado, mas existem também ferramentas que permitem gerir o espaço dessas partições posteriormente.

O GParted (GNOME Partition) é um gestor de partições que permite com alguma flexibilidade dimensionar, copiar e mover partições sem qualquer perda de informação.

gparted_00

O Gparted é uma ferramente gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. O Gparted é uma excelente alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?

O GParted é desenvolvido em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, com o objectivo de mantar a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.

Principais características da versão 0.8

  • Possibilidade de recuperar dados de partições perdidas (o Gpart tenta recuperar a tabela de partições e descobrir o sistema de ficheiros para que o possa “montar” em modo de leitura)
  • Muito bugs corrigidos

gparted_01

Como instalar o Gparted no Ubuntu?

Para instalar o Gparted no Ubuntu, pode usar o seguinte comando:

sudo apt-get install gparted

Para usufruir da nova funcionalidade que permite recuperar informações de uma partição perdida é necessário instalar/actualizar o gpart

sudo apt-get install gpart

Acções do Gparted para os vários sistemas de ficheiros

gparted_02

Caso não queira instalar o gparted ou pretenda recuperar informação em sistema não Linux, poderá usar a versão Live CD (quer poderá gravar num CD/DVD ou numa pen USB) .

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: GParted 0.8 Live CD [116 MB]
Download: Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat: 32bit | 64bit (.deb)
Homepage: GParted

Sem comentários:

Enviar um comentário