terça-feira, 10 de agosto de 2010

[Info]As 6 razões para se cancelar uma conta do Facebook

Apesar da grande adesão que tem vindo a ganhar, parece que muitos são os problemas que o Facebook tem, que desilude e afasta alguns utilizadores. Alguns desses problemas e/ou limitações prendem-se com os critérios dos Termos de Serviço, mas não só. Conheça aqui, os 6 motivos pelos quais se deve cancelar uma conta no Facebook.

secure-facebook

1 – Os Termos de Serviço do Facebook são completamente unilaterais

Os Termos de Serviço desta rede social são pouco a favor do seu utilizador. Pois referem que a rede social é proprietária de todo o conteúdo (dados, fotografias, informações, etc.) que o seu utilizador lá colocar, e, caso este não actualizar o seu perfil regularmente, a sua conta pode ser cancelada. Esta não me parece ser uma perspectiva muito justa.

2 – O CEO do Facebook, tem uma história de comportamento anti-ético

Segundo o site Businessinsider.com, o Senhor Zuckerberg usou dados de utilizadores para conseguir adivinhar passwords de e-mails, ler e-mails pessoais, com o objectivo de atacar alguns inimigos. Nada ético, realmente.

3 – O Facebook não favorece a privacidade..

..e o próprio CEO refere que o Facebook quer saber tudo sobre os seus utilizadores, os seus dados e torná-los acessíveis a todos. Desta forma, torna-se numa rede social Cyberbullie, que pratica Cyberbullying. Pois o Facebook, ao utilizar-se do poder que tem, para usar informações dos que estão hierarquicamente abaixo de si, neste caso os utilizadores, pratica o crime designado Bullying. Aqui pode ser enquadrado dentro do Cyberbullying, pois o contexto é informático e/ou virtual.

mark_1251211c

4 – É uma rede social que engana os utilizadores

O Facebook é, sem dúvida uma rede social muito atractiva, talvez das mais dinâmicas e multifacetadas que existem. Mas peca por enganar os utilizadores que não sabem que a sua informação pode, está a ser utilizada pela própria rede.

5 - Torna-se muito difícil apagar uma conta no Facebook

Quando se quer apagar uma conta, nas configurações há que ter em atenção que DESACTIVAR não significa ELIMINAR, e os dados podem estar activos na mesma, e o perfil ainda pode ser comentado. Na verdade, a opção para ELIMINAR a conta no Facebook está muito escondida, talvez para desmotivar os utilizadores a saírem desta rede social.

6 – Aplicações irritantes

É realmente muito irritante ter, constantemente, feeds das aplicações dos outros, o que fizeram no Farmville, no MafiaWars, entre outros. Mas essa é uma questão que pode ser configurável. No entanto é muito mais preocupante que, hajam aplicações que disponibilizem o nosso nome, para questionário, (ex: Achas que a Marisa Pinto é Boa Pessoa?). E é importante também que se saiba que estas aplicações, nomeadamente aquelas que se instalam, também fornecem os dados e informações privadas do seu utilizador. d4All

Sem comentários:

Enviar um comentário