quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[Apps]Double Driver 4.1.0 – Drivers sem problemas

A ideia de reinstalar um PC pode sempre trazer sentimentos duplos a todos nós. Por um lado a ideia de ter a máquina com uma instalação fresca e com o SO do mais rápido que pode estar mas por outro temos a dor de cabeça de ter de reinstalar novamente todas as nossas aplicações e drivers.

Mas existem formas de contornar os problemas que essa intervenção traz. Quanto à parte dos drivers o mais simples é recorrer a um software. E recomendamos o Double Driver.

Embora os novos sistemas operativos prometam zero conflitos com drivers, ter de instalar ou reinstalar um traz sempre algum conflito com drivers de algum dispositivo. Há sempre um trabalho de campo à pesca dos melhores drivers nos sites dos diferentes fabricantes.

E que tal se, antes de formatar a vossa máquina e aplicar o novo SO, retirassem os drivers que tão bem funcionavam antes?

É para isso que serve o Double Driver. Este software permite fazer um backup dos drivers, para mais tarde os poder usar.

Esta ferramenta permite ainda usar o Files and Settings Transfer Wizard da Microsoft, que facilita e muito a exportação e importação de utilizadores para o Windows Sete. Mas isso fica para um artigo a publicar em breve e com o detalhe que merece.

A sua interface é muito limpa e resume-se a uma lista dos drivers encontrados na vossa máquina. Aqui podem escolher os drivers que pretendem salvaguardar e se pretendem fazer backup ou restore.

Caso pretendam realizar um backup é extremamente simples: escolham os drivers a salvar e seleccionem o botão Backup. Na nova janela basta definirem o local onde pretendem guardar o backup, se o querem guardado em pasta, zipado ou um zip com auto extracção (.exe). Recomenda-se ainda que incluam o Double Driver no pacote que estão a criar para que o possam usar na recuperação do backup.

O restore é tão ou mais simples que o backup. Descomprimam ou executem o zip que criaram e coloquem-no numa zona do disco que decidam como sendo a vossa zona franca!

Depois disso lancem o Double Driver e escolham a opção Restore. Na janela que se abrirá (e não me refiro à que indica a necessidade de Admin para usar a função de restore do Double Driver) escolham a pasta onde têm os drivers (a tal que colocaram na zona franca do disco) e serão mostrados os drivers que têm nesse backup. Depois disso é só fazer Restore e os drivers são instalados correctamente.

Esta ferramenta pode (e deve) ser usada para outros fins também com grande relevância. Quem faz a instalação de um grande parque de máquinas iguais vai apreciar tê-la por perto. E claro, usem-na como complemento aos backups que realizam periodicamente ao vosso disco.

As novidade desta versão:

  • Possibilidade de redimensionar a janela principal
  • Opção para contornar modo de permissões elevadas
  • Resolvido o problema dos falsos positivos do Avira

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/ 7
Download: Double Driver 4.1.0 [2.07MB]
Homepage: Double Driver

Sem comentários:

Enviar um comentário