terça-feira, 3 de agosto de 2010

[Apps]Trillian 5 Beta – O Melhor IM da actualidade?

Ao contrário do Windows Live Messenger, o Trillian está mais “magro”, mais refinado em termos de imagem e com esta nova versão, aposta todas as moedas na possível liderança deste mercado.

Com um look melhorado, mais “Windows 7 like”, os programadores aproveitaram e optimizaram a API para Windows, este pormenor faz com que o consumo de recursos seja significativamente mais baixo e o desempenho seja totalmente enriquecido pela integração no Windows 7.

Será este IM uma boa aposta?

Trillian é uma popular aplicação para mensagens instantâneas que usa uma estrutura de multi-protocolos de comunicações, desenvolvido pela Cerulean Studios. Esta aplicação tem um sistema tentacular de ligação, podendo-se ligar a múltiplas redes, servindo-se unicamente de um único cliente. Um utilizador pode concentrar numa só aplicação os seus contactos e mails de serviços como AIM, ICQ, Windows Live Messenger, Google Talk, Yahoo! Messenger, IRC, Novell GroupWise Messenger, Rendezvous e Jabber (os três últimos só com a versão Pro que permite o uso de plug-ins).

Além destes serviços de comunicações, esta versão permite ainda adicionar a cmponente mais social da Internet moderna, onde o utilizador pode juntar os seus contactos do Facebook, Twitter, linkedin, etc., tornando o Trillian num centro nevralgico de comunicação.

São vários os sistemas operativos servidos. Desde o Windows, Mac e Linux até ao mundo dos smartphones, não deixando de lado, claro está, o iPhone e… mas, onde está a versão para Android?

Bom, aponto aqui, na minha opinião, a primeira lacuna. No entanto esta ferramenta tem uma web app, que, será num futuro próximo, a versão transversal a qualquer sistema operativo.

E esta nova versão para o Windows?

Bom, depois dos 2 segundos de download da aplicação, a instalação demorou pouco mais. Antes, com o Windows Live Messenger instalado e em funcionamento normal (sem a “tralha” do social), tinha um consumo de 47MB!!!

Agora, esta aplicação está a consumir 15MB do sistema e com uma apresentação moderna, suave e muito agradável, recorrendo às transparência disponibilizadas pelo novo SO da Microsoft.

Esta versão, conforme já referi, vem trazer uma nova imagem, integrando-se muito bem no Windows 7, está mais compacta com uma estrutura personalizavel, traz novas tecnologia de geo-referenciação, suporte para sincronização de histórico das conversas, mais redes sociais, mais flexibilidade, mais robustez no seu motor e menos peso para o sistema operativo.

Está de facto um serviço muito completo, no entanto sugiro que tenham atenção a alguns aspectos, começando logo no início, na instalação, com o patrocínio, podem retirar a instalação do ASK que é um “pain in the SSS”. Depois desliguem os pop ups e os alertas, são irritantes, intrusivos e intensivos. Adaptem a uma utilização silenciosa e prática.

Deixem a vossa opinião sobre esta evolução, embora em fase beta, pode surpreender.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Trillian 5.0.0.22 [2.91MB]
Homepage: Trilian

1 comentário:

  1. Oi amigo, eu queria muito uma ajuda por favor!
    Paguei e baixei o trillian, mas comigo ele nao aparece msn, facebook e os outros. Queria entender o porque, eu baixei do app world e eu na pago o bis, queria saber se tem algo a ver com isso, o que eu acho que nao porque o trillian sozinho sem msn, e outros funciona bem.. OBRIGADA ESPERO SUA RESPOSTA.

    ResponderEliminar