quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

[Dica]Gestor de dispositivos no Ubuntu, sim é possivel

Os utilizadores dos sistemas operativos Linux, mais concretamente do Ubuntu certamente já se questionaram da não existência de uma aplicação gráfica, assim como no Windows, que permita visualizar os dispositivos da sua máquina.

O Gestor de Dispositivos (ou em inglês Device Manager), permite-nos verificar todos os componentes físicos que constituem a nossa máquina como por exemplo processador, gráficas, memória, discos, placas de rede, leitor de cartões SD, leitores de cartões RFID, etc etc.

Já conhecem o Gnome-Device-Manager?

device_manager_1

O Gnone-Device Manager, é uma aplicação gráfica semalhante ao device manager do Windows e que verificar quais os dispositivos da nossa máquina e respectivas características.

Por omissão o gnome-device-manager não vem instalado no Ubuntu. Basicamente o gnome-device-manager é um frontend ou GUI para o serviço HAL (hardware abstraction layer). Este serviço foi desenvolvido pela RedHat mas é bastante utilizador pelo sistemas operativos Windows e MacOS. Para quem não sabe, o HAL é o serviço que se encarregam de exibir mensagens quando novos dispositivos são ligados à máquina, entre outras funções. Ao ligar por exemplo uma PEN USB, a presença de ficheiros faz com que o apareça uma mensagem com as opções de abrir directamente com um gestor de ficheiros fotos, com um determinado software, etc.

Como instalar o Gnome-device-manager

A instalação do gnome-device-manager é realizada com base num único comando. Para isso, basta abrirem uma janela do terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install gnome-device-manager

device_manager_2

E está feito.Para executarem o gnome-device-manager basta ir a ApplicationsSystem ToolsDevice Manager.

Esta aplicação está disponível para outras distribuição como por exemplo RedHat/Fedora/Gentoo, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário