sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

[Apps]NetworkIndicator – Traga de volta o ícone de rede

As novas versões dos sistemas operativos trazem sempre novidades. Algumas boas, outras menos boas. Exemplo disso, desde o Windows Vista, é o desaparecimento do ícone de actividade de rede de barra de tarefas.

Esse ícone, que nos dava o estado da nossa ligação de rede, não se limitava a ser estático. Dava-nos informação preciosa sobre a actividade da rede. O piscar de luzes era o indicador de tráfego. Conseguíamos saber por ai se para além de ligados estávamos a receber/transmitir pacotes de/para a rede.

E que tal se pudéssemos trazer de volta esse ícone para a barra de tarefas? Usemos então o NetworkIndicator para o fazer.


Esta pequena aplicação volta a colocar na barra de tarefas o antigo ícone com o tráfego trocado com a rede. E que jeito isso nos pode dar. Extremamente pequena e com um consumo de memória pequeno é uma grande aplicação. Ainda para mais porque as mais recentes versões do Windows deixaram de trazer esse indicador.

Através do ícone que fica residente na barra de tarefas temos possibilidade de ver dados estatísticos das nossas interfaces de rede e qual o tráfego que está a passar, com maior detalhe. São duas janelas que se abrem e que nos dão informação estatística sobre o tráfego trocado com a rede.

A interface de configuração é extremamente simples e podemos decidir através dela que tipo de tráfego queremos que seja apresentado.

  • TCP
  • UDP
  • ICMP (ping)

Podemos ainda definir qual os ícones a usar e se queremos que ela seja lançada no arranque do Windows.

Se tem saudades do Windows XP ou se pretende saber de forma visual como está a sua rede a portar-se aconselhamos a que use esta aplicação. Até porque é uma aplicação portátil e não requer instalação. Basta colocá-la numa pasta e corre-la. Se indicar que pretende que ela se execute no arranque do Windows ela trata de tudo sozinha.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista /Win7
Download: NetworkIndicator 1.2 [60KB]
Homepage: Network Indicator

Sem comentários:

Enviar um comentário