sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

[Dica]Como Desactivar Serviços no Windows 7

O Windows, no seu funcionamento normal, corre uma série de serviços num plano secundário. Estes serviços são “um tipo de aplicações” que correm em “background” na máquina. Permitem que o sistema execute operações de processamento como serviços web, como relatórios de eventos, como servir ficheiros solicitados, imprimir, encriptar e reportar erros… entre outras funções.

Por norma estes serviços vêm todos, ou quase todos, activos: uns são executados manualmente, a pedido do utilizador ao despoletar determinadas rotinas, outros são processos automáticos que fazem parte das configurações às quais a máquina obedece. Mas grande parte deles… o utilizador comum nunca os usará na vida útil do seu Windows.

Será que podemos desligar esses serviços?

Bom, poder podem… mas queria antes que entendessem para que serve, onde se aplicam e que consequência tem o acto de os desligar ou ligar.

Para isso é fundamental que saibam onde estão e como podem ter acesso a eles. Vou então deixar-vos um pequeno guia… digamos que é um ensinamento básico para todos aqueles que não sabem sequer que isso existe nas entranhas do Windows. Tomo como exemplo o meu Windows 7 Ultimate em Português de Portugal.

Chamar os Serviços do Windows

Vamos então à barra iniciar e na caixa de pesquisa escrevam o comando Services.msc

Cliquem no Enter e verão a janela dos serviços a aparecer. Agora gostava que vissem com atenção cada um deles e a respectiva descrição. Se clicaram em cima de cada um com dois cliques aparecerá uma janela mais especifica de cada serviço.

Nessa janela teremos vários separadores. Sugiro que primeiro leiam a descrição do serviço e de seguida cliquem do separador Dependências para consultar os serviços dependentes e necessários.

Aqui vai a parte interessante: Se um destes serviço não for necessário, vá ao separador Geral, nessa mesma janela altere o Tipo de Arranque para Manual. Ser mais radical é desactivar mesmo o serviço… mas faça o passo intermédio, deixe-o em modo Manual, assim se for necessário ele solicitará que o active.

Porque haveria eu estar a alimentar processos activos para suportar um scanner se não uso scanner? Ou mesmo uma impressora… que diz estes, diz uma mão cheia deles… alguns nem eu faço ideia ao certo para que servem!!!

Sugiro que faça umas anotações por onde andou e o que alterou. No futuro e depois de ter feito estas alterações, o utilizador verá um desempenho melhorado do seu Windows, mas caso algo esteja a fazer falta, com as anotações poderá reverter qualquer destas alterações efectuadas.

Onde posso saber mais sobre os processos?

Há um sitio na Internet que faz parte da minha biblioteca do conhecimento desde há vários anos… acho que vou lá mesmo antes de criar o pplware.

Venham aqui o Santo Grall do conhecimento sobre serviços do Windows.

Não tenham receio de conhecer o vosso sistema operativo, é na tentativa falhada que se aumenta o conhecimento. Explorar o sistema operativo permite uma interacção melhorada com o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário