domingo, 30 de agosto de 2009

[Apps] Metamorphose 2.0.6.3 Beta

Renomear ficheiros parece uma acção simples, nada como botão direito e “Mudar o nome”. No entanto, quando pretendemos fazer o mesmo em grandes quantidades de ficheiros o problema agrava-se substancialmente. O ideal é mesmo utilizar uma ferramenta para o fazer, caso contrário corremos o risco de ter os nomes dos ficheiros completamente desconcertados.

Existem vários programas para o fazer, confesso que vi muitos, mas poucos agradaram; nuns o manuseamento era complicadíssimo, noutros os resultados não eram os esperados nem os melhores, os que resolveram de forma simples e directa o meu problema… eram pagos!


Selecção de directórios

Ainda continuo à procura de uma aplicação para me renomear ficheiros em massa, de forma simples, com várias opções e que não me faça perder tempo.

Encontrei o Metamorphose, uma aplicação open source, multi plataforma, flexível, com muitas opções e com um aspecto mais amistoso.


Ordenar por critérios

Algumas características do Metamorphose:

  • Permite pré visualizar cada item renomeado antes de aplicar as alterações.
  • Carrega todos os ficheiros das directorias e subdirectorias (renomeação recursiva).
  • Desfaz a renomeação em caso de ter errado.
  • Suporta expressões regulares em todas as partes.
  • Renomea ficheiros MP3 de acordo com a sua etiqueta ID3.
  • Renomea ficheiros de imagem de acordo com a sua etiqueta Exif.
  • Suporte unicode, aceita qualquer carácter independentemente do idioma.
  • Permite utilizar qualquer carácter no Windows e OSX, em Linux não permite utilizar ‘:’ .

Guia prático:
É simples usar esta ferramenta: começamos por escolher no primeiro separador “Picker” qual o local onde estão os ficheiros que pretendemos renomear. Seleccionamos a pasta em causa e passamos para o separador “Renamer”. Neste separador podemos fazer várias acções. Eu escolhi renomear os meus ficheiros acrescentando um prefixo à numeração de ordem.

Como poderão ver na imagem no numero 1 temos a acção que queremos implementar nos ficheiros, dois cliques para activar a acção, agora passamos para o ponto 2 onde escrevi o sufixo “imagem_”, passei para o ponto 3 onde introduzi uma variável disponível, a numeração.

Como podem ver no número 4 na pré visualização, as imagens estão agora com um nome que pretendia. Para finalizar é só clicar no botão Go. Simples.

Existem muitas outras variantes, podem escolher a gosto.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Metamorphose 2.0.6.3 Beta [5.49MB]
Download [mac]: Metamorphose 2.0.6.3 [546.63KB]
Download [linux]: Metamorphose 2 0.6.3 Beta [428.52KB]
Homepage: Métamorphose

Sem comentários:

Enviar um comentário