sábado, 30 de março de 2013

[Dica] Como activar o Legacy Boot Menu no Windows 8

O Windows 8 trouxe até aos utilizadores um conjunto de novas funcionalidades com o objectivo de ser mais seguro, mais bonito e até ter uma melhor performance.  Apesar das inovações, são muitos os utilizadores que ainda se queixam que este não é um sistema operativo direcionado para a produtividade e que, passados alguns meses de utilização, ainda é confuso “dominar” o sistema.
No boot, com a introdução da interface UEFI secure boot todos nós sabemos  a “guerra” que tem sido para instalar outros sistemas operativos mas mesmo no próprio Windows há funcionalidades que “aparentemente” desapareceram. Alguém sabe onde anda o Legacy Boot Menu? ..aquele que aparecia quando carregávamos em F8 aquando da inicialização do Windows.
uefi_06

No Windows 7, quando existia algum problema com o sistema, rapidamente entravamos em modo de segurança, através da tecla F8 para aceder ao  Legacy Boot Menu, e tentávamos resolver tal problema. Com o Windows 8, e por questões de segurança como afirma a Microsoft, tudo mudou e essa opção está agora disponível via Opções Avançadas (no mesmo sitio onde podemos aceder às definições da interface UEFI).
uefi_02
Mas como voltar a ter o Legacy Boot Menu ?
Quem pretender voltar a ter o Legacy Boot Menu no Windows 8 basta abrir a linha de comandos, com privilégios de admin. Para isso basta carregar na tecla Win + X e escolher a opção Command Prompt (Admin)
uefi_03
Para activar o modo legacy e voltar a ter o boot do windows 7, basta executar o seguinte comando:
bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy
O output do comando será algo semelhante ao apresentado na imagem seguinte:
uefi_05
Depois, basta mandar reiniciar a máquina e carregando em F8 voltamos a ter acesso ao Legacy Boot Menu
uefi_04
Caso pretendam voltar a ter o Metro boot loader do Windows 8, basta executar o seguinte comando:
bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard
Esperamos que esta pequena dica seja útil para as mais diversas situações. Mesmo para o utilizador Windows, a interface UEFI tem dificultado a instalação de outras versões e esperamos que, apesar de ser um mecanismo seguro e importante no sistema, no futuro deverá ser mais “amigável”.

Sem comentários:

Enviar um comentário