sábado, 23 de março de 2013

[Apps] Adobe disponibiliza o Photoshop gratuitamente…

…mas apenas a versão 1!
O PhotoShop é uma das ferramentas mais conhecidas dos utilizadores de computadores. Mesmo que não sejam utilizadores desta excelente ferramenta de edição de imagem com certeza que a conhecem e às suas capacidades.
Pois agora a primeira versão do PhotoShop foi disponibilizada para todos e está, 23 anos depois, com o seu código disponível.
photoshop_1


A disponibilização do código fonte da primeira versão do PhotoShop foi feita em conjunto com a Adobe e o Computer History Museum. São 128000 linhas de código a que todos podemos agora aceder e ver o trabalho que foi realizado há 23 anos, em 1990, por Thomas Knoll, co-fundador da Adobe.
A título de curiosidade, todas as linhas de código e a própria estrutura da primeira versão do PhotoShop foram obra exclusiva de Thomas Knoll. Foi ele que criou de raiz e programou a primeira versão deste software.
O PhotoShop é dos poucos softwares que conseguiu sair da esfera do computadores e da computação gráfica e teve o direito de se tornar um verbo, que todos sabem bem o que significa.
pho·to·shop, transitive verb, often capitalized \ˈfō-(ˌ)tō-ˌshäp\ to alter (a digital image) with Photoshop software or other image-editing software especially in a way that distorts reality (as for deliberately deceptive purposes) – Merriam-Webster online dictionary, 2012
photoshop_2
A primeira versão do PhotoShop foi criada para correr em Mac e apenas depois foi construída e criada a versão para o Windows, uns bons anos mais tarde. A versão agora disponibilizada é por isso uma versão para Mac.
Não é esperado que os utilizadores a compilem ou que a usem pois algumas bibliotecas proprietárias da Apple e que à altura foram compradas não estão disponíveis.
É sim um pedaço interessante e importante de história e que permite que tenhamos acesso a uma das primeiras versões do que é hoje um dos maiores softwares de edição gráfica.
Se são programadores ou apenas simples curiosos vejam então as 128 mil linhas de código que tornaram o PhotoShop possível. Desse código cerca de 75% é Pascal, 15% em Assembler e as restantes são dados de diferentes tipos.
Está então disponibilizado pelo Computer History Museum e acessível a todos o código fonte da primeira versão do PhotoShop. A história também tem lugar na Internet e no nosso dia-a-dia e este é um perfeito exemplo do que pode ser feito por outras empresa e para outros produtos.
Homepage: Photoshop 1.0.1 Source Code
Homepage: Photoshop 1.0.1 Guia do utilizador
Homepage: Tutorial PhotoShop 1.0.1

Sem comentários:

Enviar um comentário