quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[Info]IObit Cloud – Protecção contra vírus via Internet

A IObit, que já nos habitou a muitas e boas ferramentas, resolveu lançar-se no mercado dos antivírus alojados na net e disponibiliza uma ferramenta para análise de ficheiros que podem ajudá-lo na hora de avaliar o grau de perigo de um ficheiro. Este tipo de antivírus, que não requerem qualquer instalação nos vossos PC’s são perfeitos para, por exemplo, em situações que estejam numa máquina sem antivírus instalado necessitam de testar um ficheiro que descarregaram.

A utilização do IObit Cloud segue tudo o que tem sido feito nesta área e consegue dar aos seus utilizadores uma protecção simples, se bem que fidedigna! Conseguem uma protecção adicional, ou de primeira linha contra tudo o que de mau conseguem achar na Internet.


Esta ferramenta alojada na Cloud permite que recorrendo a mecanismos de análise heurística seja detectado spyware, adware, trojans, keyloggers, bots, worms, hijackers e outros riscos associados à segurança. Todo este processo é realizado de forma completamente automática e com a mínima intervenção dos utilizadores.

A utilização deste serviço é muito simples e intuitiva. O processo inicia-se com o envio do ficheiro que julgam estar infectado ou em que não confiam para os servidores da IObit para analise. Para este processo existe um botão sobredimensionado, para permitir uma rápida identificação e que vos permite escolherem o ficheiro.

Terminado este passo o controle passa totalmente para a página web e o processo de análise decorre sem problemas. Os passos que estão a ser tomados e executados são mostrados nessa página web para que possam acompanhar o estado do processo. É ainda mostrado um contador de percentagem em cada um dos passos.

Dependendo da ocupação que os servidores que prestam este serviço, a análise demorará mais ou menos. Existe ainda um indicador no topo direito da página onde podem controlar o estado de ocupação desses servidores e a rapidez com que o serviço vai ser prestado.

No final deste processo é mostrada uma indicação sobre o ficheiro que enviaram. Podem verificar se este está ou não infectado com algum tipo de vírus, ou se pelo contrário é um ficheiro sem qualquer problema. É ainda apresentado um pequeno relatório sobre o ficheiro que foi submetido.

No final desse relatório têm acesso a um link que podem partilhar e onde é mostrado este mesmo relatório. É perfeito para quem desenvolve software e pretende mostrar que os ficheiros que partilham não estão infectados e que são seguros.

Uma última informação que é disponibilizada nessa página é o estado do serviço. No link Stats conseguem ver por dia o número de ficheiros que foram carregados e quantos apresentaram problemas.

Nunca convêm esquecer que estes serviços, apesar de serem uma grande ajuda na prevenção de problemas de segurança nos vossos computadores não dispensam a utilização de ferramentas locais e com maiores capacidades de acção. É importante e obrigatória a utilização de um antivírus, para vossa segurança!

Homepage: IObit Cloud

Sem comentários:

Enviar um comentário