terça-feira, 4 de janeiro de 2011

[Apps]Wi-Fi Channel Spread – Verifique a distribuição do Wi-Fi

Um dos factores mais importantes, juntamente com a qualidade do sinal, é a correcta escolha dos canais que vão ser usados para transmissão do sinal. Tipicamente quem monta uma rede dessas apenas liga o equipamento, configura o SSID, muda o método de cifra e a passphrase de acesso. Esquecem-se sempre de “ouvir” o meio e verificar se não vão montar a sua rede usando um canal que está já ocupado ou sobre-lotado. O resultado final é uma rede com má qualidade e com montes de colisões. O Wi-Fi Channel Spread é um software que vos pode dar uma ajuda preciosa no momento de escolher o canal e de montar a vossa rede.


Tipicamente o que os equipamentos sem fios fazem é usar um canal que têm configurado por omissão e não existe qualquer preocupação com este factor. Quem sofre com esta falta de atenção por parte dos fabricantes ou de quem montou a rede sem fios são os seus utilizadores. Um canal que esteja já com bastantes equipamentos a operar é um canal que vai dar uma má qualidade de sinal e com muitas colisões.

Com o Wi-Fi Channel Spread vão poder auscultar os sinais que estão a ser usados e verificar quais os que estão com uma menor congestão. Tipicamente os canais mais usados são os 1, 6 e 11. A escolha destes canais prende-se com o facto de serem os que estão mais equidistantes, dentro do espectro disponível, e os que conseguem não se sobrepor se forem usados.

Lancem então o Wi-Fi Channel Spread e vejam o que ele tem para vos mostrar. De certeza que vão encontrar um amontoado de redes sem fios a usar os 3 canais aconselhados. Verifiquem que quanto maior for a caixa de um SSID melhor será o sinal que tem associado.

Se escolherem uma das redes anunciadas vão poder ver um grande conjunto de informações sobre esse equipamento. Cifra de segurança, MacAddress e até geo-localização são os dados que vão poder obter.

Podem ainda se quiserem ligar-se a essa rede directamente dessa interface. Basta que carreguem no botão connect.

Caso uma rede detectada tenha já um perfil criado podem também nessa interface editar ou remover essa rede.

Esta ferramenta pode ser extremamente útil para poderem despistar problemas nas vossas redes sem fios ou para vos ajudar em surveys para instalações futuras. Aproveitem para analisar a rede da vossa casa ou do local de trabalho e verifiquem qual a distribuição que têm pelo espectro. Aproveitem para corrigir situações que estejam incorrectas e melhorem a qualidade do vosso acesso à Internet.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Wifi Channel Spreader 1.2b [1.86KB]
Homepage: Wifi Channel Spreader

Sem comentários:

Enviar um comentário