quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[Apps]Mail Attachment Downloader – Descarregue Anexos do Mail

Existem ferramentas que são autênticas pérolas. Tenho uma função que precisava de automatizar. Já testei outros métodos, mas este que vos deixo hoje é o mais completo que conheço.

Todos os dias preciso de colocar um anexo que me chega por email, numa determinada pasta num servidor. Depois uma ferramenta irá descompactar o ficheiro e colocar o mesmo noutra pasta para esses dados serem integrados numa base de dados. Com esta ferramenta, posso “sacar” o anexo do email, sem ter de o fazer manualmente e, com a mesma ferramenta, colocar o anexo ou os anexos na respectiva pasta.

Mail Attachment Downloader é realmente uma mais valia. Com esta aplicação o utilizador pode armazenar todos os anexos de um email, seja de uma conta Gmail, Hotmail/Live, Y!Mail, AOL ou outra.

A área cimeira da ferramenta é para colocar as credenciais da conta que queremos retirar os anexos e o local onde irão ser descarregados os anexos. Depois, no primeiro separador, existe um pequeno guia de introdução.

Mas o que permite em termos de filtros?

As funções são tantas que o cruzamento de algumas cobrem praticamente todas as possibilidades.

Conforme podemos ver no separador Basic Filters, a aplicação permite parametrizar se a verificação à conta de mail é feita apenas quando chegarem novas mensagens, a partir do momento da activação da conta na aplicação, ou se queremos que seja revisto todo o conteúdo da caixa de mail.

Depois, podemos filtrar por tamanho, colocando um valor de referência. Do lado direito, podemos seleccionar o tipo de ficheiro por extensão. Caso pretendamos, podemos adicionar extensões não listadas.

No separador Advanced Filters, podemos balizar uma data para esta ferramenta actuar. Mas, mais importante ainda, podemos parametrizar que somente emails de ou para determinada pessoa serão filtrados. A ferramenta quando verifica dentro da conta, tem a possibilidade de verificar dentro das pastas a caixa de Entrada (e dentro destas as sub-pastas criadas por nós) e dentro da pasta Correio enviado.

Pode ir ao pormenor de só filtrar emails com determinada terminologia no assunto ou no corpo do email.

Conforme referi no início, no separador Mail server podemos definir qual é o nosso servidor de email. Se forem contas dos servidores listas, basicamente todo o processo de configuração é automático, caso seja outra conta, deveremos colocar os dados referentes ao Host, Post, Server type, se usa ou não TLS/SSL… etc.

Falei já no filtro que baliza a data de início e a data de fim se as houver, mas podemos no separador Schedule / General options pormenorizar o timming dos downloads, o número de ligações em simultâneo, entre outros aspectos ligados ao download dos anexos.

Gratuita e muito segura, a aplicação presta um serviço importantíssimo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Xp/Vista/Win7
Download: Mail Attachment Downloader 1.4 [425KB]
Homepage: Mail Attachment Downloader

Sem comentários:

Enviar um comentário