terça-feira, 4 de janeiro de 2011

[Apps]Librarian – Adicione bibliotecas ao seu Windows

O Windows tem vindo a melhorar a forma como os utilizadores podem gerir os ficheiros que têm no seu sistema operativo. A existência de bibliotecas permite que cada utilizador possa arrumar os seus ficheiros de acordo com a estrutura que é proporcionada. As imagens, os documentos, as músicas e os vídeos têm pastas que podem e devem ser usadas para essa arrumação. O próprio Windows usa estas pastas e propõe-nas quando é hora de gravar esse tipo de ficheiros.

Infelizmente não é possível aos utilizadores fazerem a gestão dessas pastas e são obrigados a usar a estrutura que a Microsoft definiu como sendo a ideal. Outra situação é que o Windows insiste em querer gravar os ficheiros nessa estrutura e temos de estar constantemente a indicar que não é ai que pretendemos gravar e temos de indicar o novo local. O Librarian é um software que vem alterar estas “definições” e dá aos utilizadores um maior grau de liberdade na hora de usar as bibliotecas.


Ao usarem o Librarian ficam aptos a criarem novas bibliotecas, remover ou a alterar as existentes. Desta forma a liberdade que temos é alarga e podemos fazer a arrumação dos ficheiros da forma que bem entendermos.

Podemos ainda livremente associar as pastas que entenderem a cada uma das bibliotecas. Desta forma podemos associar as diferentes pastas que usarmos às bibliotecas que pretendermos.

A criação de uma nova biblioteca é tão simples como carregarmos num botão da interface do Librarian e definirmos o nome que pretendemos usar. Depois de a criarmos devemos sempre associar um conjunto de pastas a essa biblioteca para que a possamos dar uso. Após a sua criação as bibliotecas ficam automaticamente disponíveis no explorador do Windows, na zona reservada à sua exibição.

Se pretenderem podem adicionar ou remover pastas que estejam associadas a outras bibliotecas já existentes. Podem agrupar, por exemplo, as pastas de imagens, vídeos e música numa biblioteca de nome Media e assim terem uma organização mais a vosso gosto. É claro que o processo de renomeação passa também pelo Librarian e é feito com um simples clique.

Como podem ver, após adicionarem uma nova biblioteca ela é mostrada no explorador de ficheiros. No meu caso criei uma de nome Pplware e ai associei a pasta Transferências e a do Dropbox. Ambas as pastas estão no mesmo local que estavam antes, mas passaram a estar associadas a esta biblioteca.

Usem o Librarian para conseguirem arrumar as vossas bibliotecas da forma que pretenderem ou para removerem as bibliotecas que não usam. A liberdade que vos é dada com esta ferramenta permite colocarem o vosso Windows mais a vosso gosto e com a estrutura que entenderem.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Librarian 1.0 [3.04MB]
Homepage: Librarian

Sem comentários:

Enviar um comentário