sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

[Apps]Proxy Switcher – Navegações diferenciadas

Nos tempos que correm e com a massificação da utilização de computadores portáteis como ferramenta de trabalho tornou-se cada vez mais frequente a utilização destas máquinas em ambientes distintos. Tanto podemos estar no escritório como em casa, sendo que cada um dos locais tem tipicamente configurações específicas de acesso à Internet e outros parâmetros. Um deles é a necessidade de utilização de proxy, que cada vez tem maior utilização em ambientes empresariais pelas vantagens inerentes, não só em termos de poupança de largura de banda como em controlo de acessos. Mas se por um lado temos de usar proxy nesses ambientes, por outro em casa ou em locais de acessos mais simplificados essa obrigatoriedade não existe ou tem parâmetros diferentes.

Torna-se por isso necessário munirmo-nos de ferramentas que nos permitam fazer essa transição de forma simples, sem no entanto perder os parâmetros associados a todos os pontos de acesso que usamos. O Proxy Switcher é uma ferramenta que nos permite essa transição sem qualquer esforço e com capacidade de memória.


Esta ferramenta é um complemento a muitas outras que já aqui apresentámos e que nos permitem definir perfis de acesso às diferentes redes com que temos de lidar diariamente. Podemos transitar entre dois possíveis perfis de utilização de proxy.

O Proxy Switcher está de tal forma integrado com o sistema operativo que após uma mudança não é sequer necessário reiniciar o IE ou o Firefox. Estes dois browers por usarem a definição que o Windows disponibiliza, ao contrário de outros, passam a usar a alteração imposta.

Após a instalação do Proxy Switcher este fica activo e apenas se manifesta com um ícone que é colocado um ícone na Área de Notificações. Podem assim alterar a configuração de proxy com um simples clique nesse ícone.

Existem apenas 2 perfis possíveis e que são Office e Home. Cliquem com o botão direito no ícone e escolham o local onde se encontram. Existe ainda um modo automático (Auto) em que o Proxy Switcher verifica a sua localização e assim escolhe o perfil mais adequado.

Não existe qualquer configuração a ser aplicada ao Proxy Switcher. O facto de terem um proxy configurado é o bastante para ele assumir que essa é a configuração de escritório. A opção de casa é a ausência deste.

Usem esta aplicação para evitarem ter de estar constantemente a alterar (e a memorizar) os parâmetros de configuração do proxy que vos obrigam a usar. Basta um simples clique para alterarem entre a utilização de proxy. Ainda mais simples é a escolha do modo automático que testa a necessidade de proxy e ajusta-se a isso.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Proxy Switcher 1.7 [373.27KB]
Homepage: Proxy Switcher

Sem comentários:

Enviar um comentário