A tarefa de partilha de Internet ou ligação local num Linux era algo complicado e que requeria por parte dos utilizadores alguns conhecimentos para dominar os serviços associados (DNS, IPTABLES, DNSMASQ, etc),. Para os mais curiosos, podem ver aqui as configurações quer eram necessárias fazer “a la mano” .
Com o aparecimento do NetworkManager, versão 0.7 tudo se tornou mais simples devido à reestruturação do interface e à inclusão de novas funcionalidades com por exemplo a partilha de Internet.
Uma dessas opções foi o Share to other computers que é um processo automático para criar um simple-dead NAT ou vulgarmente definido por partilha de Internet (Internet connection sharing). Neste simples tutorial apenas vamos ensinar como partilhar a Internet através de cabo, isto é, o vosso PC terá de ter duas placas:
- Placa 1 – liga ao ISP
- Placa 2 – liga a um hub/switch ou directamente a um PC
Num próximo artigo explicaremos como partilhar a rede que chega por cabo, através da vossa interface wireless. Ter em atenção que o pacote dnsmasq-base
ja vem instalado por omissão no Ubuntu 9.10. Em versões anteriores deveram instala-lo.
Através desta opção maravilha no NetworkManager (Shared to other computers), todos os serviços de partilha de Internet ficam activos e respectivamente configurados.
Passo 1
Ir ao icone do Network Manager e escolher Edit Connections
Passo 2
Em seguida devem seleccionar a vossa PLACA 2 e fazer Edit
Passo 3
Definir o nome para a nossa nova ligação: Partilhar Internet (só para distinguir as placas)
Passo 4
Ir ao separador IPv4 Setting e definir no Metodo: Shared to other computers
Passo 5
Depois de tudo configurado, voltamos ao NetworkManager e escolhemos a ligação que definimos.
E está feito ! Se tiverem o cabo já ligado ao PC2, já podem aceder a Internet
(origem pplware)
Sem comentários:
Enviar um comentário