quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[Dica]Extensão Firefox: Integrated Gmail

Por JPedrosa para o Peopleware
Hoje trago-vos uma extensão para o Firefox que promete colocar apenas num local os mais variados serviços da Google. Se forem como eu, que utilizo vários serviços e numa base diária, então esta extensão é para vocês.

Chama-se Integrated Gmail e consegue colocar dentro do Gmail o Google Mail (óbvio), Reader, News, Calendar, Voice, Tasks, Wave, Notebook, Groups, Maps, Picasa, Sites, Portfolio, Gadget e ainda, preparem-se, mais um site qualquer à vossa escolha.

integrated_gmail_final_small


Comecemos por mostrar onde encontram as opções para configuração, no menu Tools/Ferramentas, tal como podem ver na imagem seguinte.

integrated_gmail_01

Agora vamos ver as configurações. Esta extensão, devido à quantidade de funcionalidades a que se propõe, precisa de um bom apoio nas suas opções de configuração.

integrated_gmail_02_small

Podem configurar múltiplas contas, podem criar um perfil para uma conta e depois nas opções dizer que a extensão não faz rigorosamente nada para aquela conta (excluir a extensão para aquela conta), e podem ainda configurar o perfil por omissão, que será o perfil aplicado sempre que não exista um perfil para a conta utilizada.

No topo da interface podem ver as opções para importar e exportar as configurações da extensão, o que para mim é “outro sobre azul”.

Do lado direito do conjunto de opções surgem inicialmente algumas configurações gerais tais como, esconder a contagem do spam ou dos rascunhos, ou mesmo remover a parte dos convites.

Do lado esquerdo são visualizados os serviços que queremos ver no nosso Gmail, no meu caso mostro-vos os que uso diariamente. Para acrescentarem um site, devem escolher a opção Custom ao adicionarem um elemento.

Agora vamos ver as configurações disponíveis para o email.

integrated_gmail_03_small

Podem optar por mostrar ao lado do favicon a contagem de emails por ler, optar por uma apresentação minimalista, arredondar os cantos na lista de navegação.

Avancemos para o Reader.

integrated_gmail_04_small

Podem definir o tamanho da janela quando a abrem, mostrar os cabeçalhos, lembrar o estado o elemento da última vez que foi utilizado, se estava expandido ou não, e podem ainda fazer surgir um link para essa aplicação no topo do site.

Olhemos para o elemento News.

integrated_gmail_05_small

Este elemento tem funções semelhantes ao anterior, mas possui um extra: adicionar a possibilidade de navegação. Escolham esta opção sempre que o elemento que estão a utilizar possua navegação. Ou seja, se clicarem numa notícia, depois vão querer voltar onde estavam, por isso, activem este objecto.

Muitos outros elementos existem para serem explorados e adicionados, funcionam todos de forma semelhante.

Vou apenas mostrar mais um, um que me surpreendeu. O elemento Custom.

integrated_gmail_06_small

Basta definirem um título, o endereço, o seu tamanho, e se querem que o elemento se actualize sempre que o expandirem. Utilizei como exemplo o próprio Peopleware.

A extensão acrescenta ainda uma seta verde nos cantos superior direito e inferior esquerdo. Estas setas permitem expandir ou colapsar os objectos que estão no topo do site ou os elementos que estão na lateral esquerda, de forma a poder maximizar o espaço visível.

Já só falta ver o look final, atenção que eu tenho uma skin que coloca o Gmail todo a negro, logo, não é devido a esta extensão.

integrated_gmail_final_small

Espero que gostem desta extensão tanto como eu e que passem a ser utilizadores diários.

Apenas uma nota final, por vezes, embora não seja visível para os utilizadores, o Google altera pormenores nos objectos do Gmail, isto pode levar a que a extensão deixe de funcionar. Quando isto acontece, por norma, ao fim de alguns dias sai uma actualização e tudo volta á normalidade.

Download: Integrated Gmail

Sem comentários:

Enviar um comentário