sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

[Apps] PngOptimizer, reduza o tamanho dos seus PNG's

O formato PNG, por regra geral, não é propriamente conhecido no meio por ser um tipo de imagem que se apresente com um tamanho leve. Apesar da banda larga e altas velocidades de Internet de hoje em dia, possuir conteúdos em sites com base de formato PNG pode levar ao desgaste e incremento do tempo de carregamento de conteúdos com deterioração da taxa de sucesso no que diz respeito à permanência dos internautas.
Ora o PngOptimizer é uma ferramenta para criadores de conteúdos web, mas não exclusivamente, que nos permite reduzir o tamanho efectivo da imagem se necessidade de: ter de redimensionar, reduzir o número de cores ou mexer na qualidade da imagem. A aplicação reescreve a imagem de maneira mais eficiente.
pngoptimizer-00-pplware



O programa é muito pequeno, apresentado-se como um executável de 246KB. A interface ao utilizador é básica: há apenas uma janela, sem barra de ferramentas ou menus. Ao utilizador basta arrastar e soltar o ficheiro PNG pretendido para o PngOptimizer. A partir deste momento as imagens são analisadas, optimizadas e guardadas – tudo de forma automática. pngoptimizer-01-pplware
Em boa verdade, de alguns testes efectuados com imagens retiradas da Internet, pudemos observar que em média o PngOptimizer conseguiu melhorar a performance do tamanho das imagens testadas em cerca de 40%. Este valor acaba por surpreender na medida em que acreditávamos até ao momento que sendo imagens de sites da Internet já estariam por si optimizadas, coisa que aparentemente não acontece.
pngoptimizer-02-pplware
Por outro lado, no que toca a fotos digitais em formato PNG a história muda por completo. A percentagem de performance não é, nem poderia ser a mesma. Os ganhos, ao nível de espaço, dentro dos testes que fizemos com algumas fotos de aproximadamente 8 Megas resultaram numa poupança média de pouco mais de 300 KB, por imagem – nada de especial, verdadeiramente.
pngoptimizer-03-pplware
A verdade é que o programa em si não é nenhuma novidade. Entre os seus concorrentes directos, e resultados que não fogem muito dos obtidos, estão o PNGGauntlet e FileOptimizer, ambos gratuitos também. No caso do FileOptimizer temos também disponíveis as opções de poder optimizar outros tipos de formatos que não exclusivamente o PNG.
pngoptimizer-04-pplware
No campo das configurações, podemos acrescentar algumas. Clicando no botão direito do rato podemos configurar exactamente o que queremos ou não manter numa imagem.
Conclusão: se pretendem uma ferramenta leve, simples e funcional, sem dúvida que o PngOptimizer é um bom ponto de partida.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PngOptimizer 2.3
Homepage: Hadrien Nilsson

Sem comentários:

Enviar um comentário