quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

[Apps] Project Siena: Crie aplicações para Windows 8.1 de forma simples

Na actualidade todos os ecossistemas de sistemas operativos assentam em lojas de aplicações recheadas de ofertas, de forma a manterem os utilizadores centrados e ligados a toda esta cadeia.
Assistiu-se nos últimos tempos a uma adopção deste modelo por todas as grandes marcas. A Microsoft, com o Windows 8 e posteriormente o 8.1 acabaram por seguir este mesmo modelo.
Para dinamizar e melhorar ainda mais a oferta, a Microsoft apresentou agora o Projecto Siena, que permite que qualquer utilizador crie aplicações sem ter de escrever uma linha de código.
ProjectSiena_0


Esta aplicação, criada para correr no Windows 8.1, permite que criem aplicações de forma muito simples e rápida para estes sistemas.
Qualquer utilizador pode criar a sua aplicação sem conhecimentos de programação, recorrendo apenas a HTML5 e JavaScript consegue criar aplicações ricas.
Claro que essas aplicações não são estáticas e conseguem recolher informação de fontes externas, tais como ligações a SharePoint, tabelas Excel e Azure, Feeds Rss e um conjunto de muitas outras tecnologias.
Depois de criadas, qualquer uma das aplicações pode ser complementada e revista por qualquer programador, pois a sua base é a mesma que qualquer um desses programadores usaria para criar de raiz outra aplicação.
A vantagem do Project Siena é que numa simples interface gráfica podem ser criadas aplicações de forma simples e rápida. Todas as ferramentas estão lá, sempre sem ser necessário programar uma única linha de código.

Para além de ser uma forma muito prática de se criarem novas aplicações, é também uma forma muito inteligente da Microsoft rechear a sua loja de aplicações Windows.
Qualquer utilizador sem grande experiência pode facilmente criar as suas aplicações e partilhá-las com todos os utilizadores do Windows 8 e 8.1.
O processo foi facilitado e estas ferramentas são essenciais para que as lojas de aplicações cresçam e se tornem mais ricas.
Mais um passo certo dado pela Microsoft no sentido de criar para a sua loja ofertas ricas e ao mesmo tempo simples de criar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: Project Siena
Homepage: Project Siena

Sem comentários:

Enviar um comentário