quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

[Apps] Descubra hardware desconhecido no PC com o PCI-Z

Quando necessitamos de informação sobre um determinado componente de hardware dentro do Gestor de Dispositivos, nativo do Windows, é possível encontrar bastante informação associada. No entanto, existem situações em que o uso da ferramenta Windows não é suficiente, mostrando um ou vários dispositivos como desconhecidos levando os utilizadores ao desespero na tentativa de tentar descobrir mais sobre esse desconhecido que teima em permanecer no sistema anónimo.
Para nos ajudar em situações como a descrita, apresentamos o PCI- Z. Esta é uma pequena grande ferramenta, que não requer instalação, que contorna o problema através da consulta a uma base de dados pública com a capacidade de identificar hardware – o PCI ID Repository – mostrando depois os respectivos nomes associados ao dispositivo tornando mais fácil a sua identificação.
pci-z-00-pplware


O programa não podia ter uma interface mais simples. Basta correr o executável que não tem qualquer requisito especial, a não ser uma ligação à Internet, e ver de seguida a listagem, única, de hardware analisada e encontrada no nosso PC.
pci-z-01-pplware
A criação da listagem é muito rápida, bastando alguns segundos para receber toda a informação completa. Poderemos aceder a uma simples tabela com cada dispositivo PCI (e respectivo código) , fabricante real, nome do dispositivo, juntamente com o subsistema e, se existir, alguma mensagem de erro .
pci-z-03-pplware
Se por cima de um qualquer dispositivo clicamos com o botão do rato veremos as opções que nos permitem copiar os dados mostrados para a área de transferência.
pci-z-02-pplware
Por outro lado, podemos exportar toda a informação para um ficheiro de formato CSV caso pretendamos consultar mais tarder alguma informação.
Tudo muito simples.
Temos de ser sinceros. O PCI- Z não é uma ferramenta para uso diário, no entanto a sua utilidade está mais do que provada quando algum dispositivo não é detectado ou é detectado de forma incorrecta. Sem dúvida a guardar num dos kits de emergência, pois nunca se sabe quando é que poderá solucionar-nos algum problema…
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PCI-Z 1.0.1.0
Homepage: Bruno Banelli

Sem comentários:

Enviar um comentário