sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[Info]GNU/Linux – Distribuições Portuguesas


Hoje vou dar a conhecer as distribuições portuguesas de Linux, sim porque não nos esquecemos delas, onde Portugal não é excepção.

Em termos de distribuições e comparando com o que existe lá por fora, cá temos pouca escolha, mas existe qualidade e vale a pena darmos a conhecer o excelente trabalho que se tem realizado neste campo.


Alinex

Consiste numa distribuição baseada no Ubuntu, tendo sido concebida na Universidade de Évora em parceria com a Junta da Extremadura espanhola, responsável pela versão GNU/LinEx. Os aplicativos incluidos foram pensados de acordo com as necessidades que os estudantes pudessem ter ao longo do curso.
Esta distribuição está orientada para: o sistema educativo, a administração pública, as PME’s, o utilizador individual e as software houses.

Gestor de Janelas: GNOME
Site oficial: Alinex
Versão: 3.9.10 lançada a 25 de Fevereiro de 2010
Download: Alinex 3.9.10

Linux Caixa Mágica

Começou por um projecto criado em Outubro de 2000 da qual resultou a atribuição do Prémio Milénio Expresso 2000 a três investigadores da Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (ADETTI): Daniel Neves, José Guimarães e Paulo Trezentos. Inicialmente era baseado no openSuse, passou em 2008 a ser baseado no Mandriva e desde a sua última versão que passou a ser baseado no Ubuntu. Está orientado para desktops e servidores.

Gestor de Janelas: GNOME, KDE e LXDE
Site oficial: Caixa Mágica
Versão: 16 (já está disponível a 17 beta) lançada a 2 de Junho de 2011
Download: Caixa Mágica 16

Open Xange

É uma distribuição baseada no Fedora, virada para utilizadores domésticos, cujos seus autores alegam que demora apenas 19 segundos a iniciar e traz todas as ferramentas prontas a funcionar sem necessitar de grandes configurações.
Trata-se de um projecto pequeno, que leva já 2 anos de vida e merece ser reconhecido pelo esforço empenhado em lançarem novas versões ao longo destes anos.
Começou por se chamar Vixta, depois Xange e actualmente Open Xange.

Gestor de Janelas: KDE
Site oficial: Open Xange
Versão: 2011.08 lançada a 15 de Agosto de 2011
Download: Open Xange 2011.08

Paipix

Segundo os seus autores consiste numa compilação de software gratuito vocacionada sobretudo para a área da educação das tecnologias da informação e instrumentação. É mantido e desenvolvido pela Faculade de Ciências da Universidade de Lisboa. Inicialmente baseou-se no Debian mas na sua ultima a utilizar o Kubuntu como sistema base.

Gestor de Janelas: KDE
Site oficial: Paipix
Versão: 10.2.19 lançada a 19 de Fevereiro de 2010
Download: Paipix 10.2.19

Super OS

O seu intuito é disponibilizar o máximo de software a utilizadores que não disponham de ligação à internet. Baseado no Ubuntu, consiste numa modificação que inclui suporte multimédia, suporte à internet melhorado com a inclusão de aplicativos como aMSN, Opera e Flash, além de suporte variado como o Ubuntu Tweaks, Java, App Runner etc.
Basicamente é uma distribuição que pretende trazer as ferramentas todas para o utilizador que está a começar ou quer um sistema pronto a usar.
Antigamente era conhecido como Super Ubuntu.

Gestor de Janelas: Unity
Site oficial: Super OS
Versão: 11.04 lançada a 30 de Maio de 2011
Download: Super OS 11.04

Sem comentários:

Enviar um comentário