sábado, 12 de novembro de 2011

[Apps]Process Hacker 2.23 – O seu PC debaixo de olho

Termos o nosso PC controlado e sempre monitorizado deve ser uma ideia que devemos ter constantemente. Devemos saber com o máximo pormenor o que se passa nos bastidores e que processos estão a fazer o quê.

Uma das ferramentas que já testámos e apresentámos foi o Process Explorer, desenvolvida pela Microsoft e pelos criadores das famosas ferramentas Sysinternals. Uma alternativa que descobrimos e que consegue ser mais completa que o Process Explorer é o Process Hacker.




Esta ferramenta permite que vejam todos os processos que estão a correr na vossa máquina, bem como outras informações importantes e que vão ser úteis. A forma de apresentar os processos a correr permite ver quem são os seus “pais” e como foram invocados. Desta forma conseguem perceber a razão de determinado programa estar a correr e quem é a entidade que o está a utilizar.

Os processos estão arrumados numa estrutura de árvore, com as respectivas dependências, e são marcados por cores para indicar os agrupamentos. Podem em qualquer altura terminar um ou mais processos com um simples clique de rato. São ainda oferecidas muitas mais ferramentas que vos vão permitir gerir e depurar esses processos e os seus respectivos filhos.

O Process Hacker permite ainda ver que serviços estão a correr na vossa máquina e podem decidir quais os que pretende terminar. Basta um clique no botão direito do rato no processo escolhido e é mostrado um menu de contexto onde podem decidir iniciá-lo ou pará-lo.

Para além das funções já enumeradas, o Process Hacker permite ainda ter acesso a uma informação que é extremamente útil e que por norma está disponível apenas noutro tipo de ferramentas. Falamos na mointorização dos processos e aplicações que acedem à Internet.

Vão conseguir ter acesso a informação detalhada sobre que aplicações estão ligadas à Internet e a receber ou a enviar dados. Com esta informação vão conseguir determinar se existem aplicações a aceder indevidamente à rede e se existem aplicações “estranhas” a serem executadas e a enviar/receber dados.

O Process Hacker consegue competir com ferramentas já bem firmadas no mercado e que são usadas por muitos. Têm mais funcionalidades que as outras e consegue ser mais robusta.

Novidades da versão 2.23:

  • Adicionada a visualização de tokens de capacidades, utilizadores, dispositivos e atributos de segurança
  • Adicionada a coluna Description na lista dos serviços
  • Adicionada a opção para fazer reset a todas as opções
  • Activada a opção de muti-sessão na janela dos processos escondidos
  • Adicionada o plugin UserNotes
  • Actualizado o plugin ExtendedNotifications com suporte para o Growl.
  • Actualizado o plugin ExtendedTools com suporte para monitorização GPU
  • Resolvido o problema com a lista de cópia quando as colunas dos plugins estão activas
  • Congelamento quando se via a tooltip de um processo com um comando muito grande

Usem-no como um misto de gestor de sistema e um monitorizador para situações anormais. Conseguem terminar ou iniciar processos de forma simples, controlar os serviços de forma rápida e obter informação extremamente útil na zona de dados de rede.


Licença: GNU Affero General Public License v3 (AGPLv3)
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Process Hacker 2.23 Portable [2.1MB]
Download: Process Hacker 2.23 [1.7MB]
Homepage: Process Hacker

Sem comentários:

Enviar um comentário