quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[Apps]Mozilla Profile Manager – Versão final disponibilizada

Através da utilização dos perfis dos browsers podemos ter várias configurações, cada uma adaptada a uma necessidade. Conseguimos assim não misturar as nossas navegações e os plugins que temos instalados, estando cada um deles adaptado a cada uma das situações que encontramos.

O Firefox, que agora entrou na versão 8, tem desde o seu início a possibilidade de criarmos diversos perfis e de os adequarmos às nossas necessidades específicas. A criação de novos perfis e a alteração dos existentes, no Firefox, ficou agora ainda mais simplificada com a disponibilização do Mozilla Profile Manager, uma aplicação específica para esse fim.




Até agora, se quiséssemos alternar entre os diferentes perfis, criar um novo ou alterar qualquer um dos que tivessemos presentes no Firefox tínhamos de alterar o comando que usamos para lançar o Firefox para que incluísse a flag -p. Depois de lançarmos o Firefox dessa forma é que tínhamos acesso ao gestor de perfis e poderíamos fazer o que pretendíamos.

Agora, com a disponibilização do Mozilla Profile Manager por parte da Mozilla tudo ficou mais simples. Esta aplicação permite que tenham acesso aos diferentes perfis do Firefox e assim possam alterar o que entenderem.

O Mozilla Profile Manager é uma aplicação portátil e pode ser lançada de qualquer localização do vosso computador. Para além de vos permitir gerir os perfis do vosso Firefox podem ainda usá-lo para gerir os perfis de outras aplicações da Mozilla, tais como o Thunderbird ou o SeaMonkey.

Com o Mozilla Profile Manager vão poder gerir duas listas separadas e muito importantes. A primeira está associada aos perfis e podem definir qual o perfil a usar por omissão ou o que pretendem usar na próxima ver que lançarem o Firefox. Podem ainda criar novos perfis ou remover os que pretenderem.

A segunda lista é a das versões do Firefox a serem usadas e a sua associação aos perfis presentes. Definam quais as versões que pretendem ter disponíveis e adcionem-nas no Mozilla Profile Manager. Infelizmente esta adição tem de ser manual pois o Mozilla Profile Manager não detecta as versões instaladas.

Outra funcionalidade importante que o Mozilla Profile Manager tem é a de poderem fazer backup dos vossos perfis. Existe uma pasta, na localização onde tiverem o Mozilla Profile Manager que podem usar para guardar cópias dos vosso perfis. Basta que definam qual o perfil que pretendem guardar e o processo é imediato.

A recuperação e restauro de um backup é igualmente feita de forma simples através do Mozilla Profile Manager. Definam qual o perfil que tenham em cópia e que pretendam recuperar e todo o processo é feito. Essa cópia é mantida para posterior utilização.

O Mozilla Profile Manager é uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento e para as próximas versões vão ser adicionadas ainda mais funcionalidades. Para esta plenamente funcional e pode já substituir a velha forma de gerir perfis do Firefox.

Testem o Mozilla Profile Manager e corrijam problemas ou afinem os vossos perfis do Firefox. Deixem de usar a forma quase arcaica e que ainda está disponível e passem a usar uma ferramenta desenhada para o efeito e que não requer sequer que o browser esteja presente.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Windows [15MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Linux 32bits [12MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Linux 64bits [13MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Mac [34MB]
Homepage: Mozilla Profile Manager

Sem comentários:

Enviar um comentário