terça-feira, 29 de novembro de 2011

[Apps]GNU/Linux – Distribuições para iniciados

Na sequência dos posts anteriores desta vez deixamos um conjunto de distribuições criadas a pensar naqueles que pretendem dar os primeiros passos em GNU/Linux ou que pura e simplesmente não sentem necessidade ou não querem desenvolver mais conhecimentos técnicos e pretendem algo simples, com o que é necessário e sobretudo funcional.


São distribuições sobejamente conhecidas.

AriOS

Uma distribuição de origem iraniana, com um look apelativo, baseada no Ubuntu, já inclui codecs multimédia, java, plugins e optimizações próprias, disponível em várias línguas incluindo português.

Site oficial: Ari OS
Última versão: 3.0.1 lançada a 3 de Setembro de 2011
Desktop: GNOME
Download: Ari OS 3.0.1

elementary OS

Mais um sabor interessante para iniciados que inclui GTK+, icones do GNOME, Midori como browser, alguns aplicativos próprios e o Nautilus como gestor de ficheiros. É uma distribuição canadiana baseada no Ubuntu.

Site oficial: elementary OS
Última versão: 0.1 lançada a 1 de Abril de 2011
Desktop: GNOME
Download: elementary 0.1

Fusion Linux

Trata-se de uma “remix” do Fedora, adicionaram vários aplicativos e optimizações num só dvd que permite desta forma aumentar e melhorar a usabilidade original do Fedora.

Site oficial: Fusion
Última versão: 14.1 lançada a 1 de Julho de 2011
Desktop: GNOME
Download: Fusion 14.1

Joli OS

Mais uma distribuição baseada no Ubuntu, com um look unico e extremamente simples virada para os serviços web. Traz já de origem suporte a firmware restrito, codecs e um leque extenso de aplicativos virados para as redes sociais. Boa opção para netbooks.

Site oficial: Joli OS
Última versão: 1.2 lançada a 1 de Março de 2011
Desktop: GNOME
Download: Joli OS

Linux Mint

Recentemente lançou uma nova versão e dispensa comentários pois já foi comentada diversas vezes por cá. Mais informação aqui.

Site oficial: Linux Mint
Última versão: 12 lançada a 26 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME, mas também está disponível em: Fluxbox, KDE, LXDE e XFCE
Download: Linux Mint

Mepis Linux

Concebido tanto para uso pessoal como de empresas, é baseado no Debian e possui um instalador através do livecd, cd de recuperação, configuração do hardware automática, fontes anti-aliased TrueType, firewall entre outras aplicações.

Site oficial: Mepis
Última versão: 11.0.09 lançada a 12 de Outubro de 2011
Desktop: KDE
Download: Mepis 11.0,09

Netrunner

Distribuição baseada no Ubuntu, que oferece um ambiente em KDE optimizado, proporcionando um leque de aplicativos populares tanto do KDE como do GNOME.

Site oficial: netrunner
Última versão: 3.2 lançada a 29 de Junho de 2011
Desktop: KDE
Download: netrunner 3.2

PCLinuxOS

Já abordada anteriormente trata-se de uma distribuição que traz muitos aplicativos de origem para salvaguardar o mais vasto leque de necessidades, incluindo codecs, drivers e firmware do mais variado. Inclui suporte para vários idiomas e aplicativos como o Mylivecd que permite criar uma distribuição baseada no PCLinuxOS personalizada.

Site oficial: PCLinuxOS
Última versão: 2011.6 lançada a 27 de Novembro de 2011
Desktop: Enlightenment, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: PCLinuxOS 2011.6

Pinguy OS

Trata-se de uma distribuição baseada no Ubuntu virada para os utilizadores iniciantes em GNU/Linux, traz muitos aplicativos populares de origem, bem como optimizações, codecs multimédia e um interface GNOME muito optimizado.

Site oficial: Pinguy OS
Última versão: 11.10 lançada a 25 de Novembro de 2011
Desktop: GNOME
Download: Pinguy OS 11.10

Sabayon Linux

Baseado no Geento, segue a mesma filosofia e proporciona ao utilizador um grande número de aplicativos, com um ambiente de trabalho atractivo e intuitivo.

Site oficial: Sabayon
Última versão: 7 lançada a 10 de Outubro de 2011
Desktop: Enlightenment, Fluxbox, GNOME, KDE, LXDE, Openbox, Xfce
Download: Sabayon

Ubuntu

Dispensa apresentações, é umas das distribuições mais populares da actualidade.

Site oficial: Ubuntu
Última versão: 11.10 lançada a 13 de Outubro de 2011
Desktop: Unity
Download: Ubuntu 11.10

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

[Apps]My Computer Manager – Adicionar links ao seu computador

O Windows tem alguns locais onde concentra funções e opções. Estas são fechadas e sem a possibilidade de adicionarmos os nossos links, o que permitiria ter esses contros de controlo muito mais apetrechados e úteis.

Felizmente existem aplicações que conseguem contornar essas limitações e permitem que adicionemos os links que pretendemos a locais com o Meu Computador. O My Computer Manager é uma dessas aplicações e é extremamente útil.




Com o My Computer Manager vão poder adicionar à zona O Meu Computador e ao Painel de Controlo os links que pretenderem. Podem criar esses links para que possam aceder a ficheiros, pastas ou aplicações.

Esses atalhos vão permitir que acedam mais rapidamente aos vossos ficheiros preferidos ou às pastas que mais usam. Podem ainda definir atalhos para aplicações, tendo a possibilidade de adicionar parâmetros.

A interface do My Computer Manager é extremamente simples de usar e permite adicionarem, alterarem ou removerem atalhos com um simples clique.

Existem ainda dois modos disponíveis para criação de atalhos. O modo Simples, onde apenas definem a localização do ficheiro ou da pasta e o modo avançado, onde indicam muitos mais campos.

Por fim podem indicar o local onde pretendem que seja colocado o atalho, ou no Meu Computador ou no Painel de Controlo.

No processo de criação de um atalho, no modo avançado, apenas precisam de indicar o nome do atalho, a localização do ficheiro ou da pasta, os parâmetros adicionais (caso seja uma aplicação com parâmetros) e o ícone a associar. Estes são os mesmos campos que são apresentados caso estejam a editar um atalho já criado.

O My Computer Manager permite ainda que façam a adição de ficheiros ou de pastas através do menu de contexto. De notar que esta opção apenas está disponível se usarem a versão de instalação e não a versão portátil.

Para usarem o My Computer Manager necessitam que tenham disponível, pelo menos, a versão 3.5 do .Net Framework. Caso necessitem podem obtê-la aqui.

Usem o My Computer Manager para criar atalhos na janela O Meu Computador e no Painel de Controlo. Fiquem com a gestão e acesso a pastas da vossa máquina muito mais facilitada. Concentrem tudo num único local e assim evitem andar a passear dentro da vossa máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: My Computer Manager 2.2.2 [583KB]
Download: My Computer Manager 2.2.2 Portable [458KB]
Homepage: My Computer Manager

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[Apps]Real Network Monitor – Saiba o estado da sua ligação à Internet

A ligação do nosso computador ao mundo que é a Internet passa muitas vezes por ser das coisas mais importantes que devemos controlar. Dependemos dela para navegarmos nas muitas páginas que gostamos de visitar ou para descarregar conteúdos que queremos ver.

Idealmente devemos ter a nossa ligação sempre monitorizada e com as melhores velocidades disponíveis. Para isso temos de recorrer a software específico e o Real Network Monitor é um excelente complemento para essa função.



O Real Network Monitor permite que meçam a velocidade do vosso acesso à Internet, recorrendo a um vasto número de testes e de medidas.

A monitorização que realiza é feita em tempo real e permite que tenham sempre disponível toda a informação relativa ao estado da ligação. Na interface do Real Network Monitor podem ter acesso a um vasto conjunto de informação sobre o desempenho da interface que estão a monitorizar. Vejam por exemplo, a velocidade de Upload e de Download que estão a ter num determinado momento ou os dados recebido e enviados.

A escolha da interface de rede que pretendem monitorizar é feita na própria interface do Real Network Monitor e este suporta uma grande variedade de interfaces.

Com o Real Network Monitor podem ainda realizar testes de velocidade do vosso acesso à Internet. Basta que acedam à opção Teste de Velocidade. Na nova janela que for aberta devem escolher o tipo de teste que pretendem fazer.

Os resultados apresentados mostram a taxa de transferência em bits, bytes e a latência que o ping teve durante o teste que realizaram.

Têm ainda disponível, através do Real Network Monitor, acesso à informação associada à interface que estão a monitorizar. Vêem aí o nome da interface, o endereço IP que lhe está atribuído, a velocidade, os servidores de DNS definidos e o estado da mesma.

O Real Network Monitor consome poucos recursos no seu processo de monitorização e está disponível quer num formato de instalação ou numa versão portátil.

Usem o Real Network Monitor para saberem um pouco mais sobre o vosso acesso à Internet e qual o estado do mesmo a qualquer momento. É uma informação útil e importante de terem ao vosso alcance.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Real Network Monitor 1.3 Portable [2.51MB]
Download: Real Network Monitor 1.3 [2.67MB]
Homepage: Real Network Monitor

[Info]GNU/Linux – Distribuições Portuguesas


Hoje vou dar a conhecer as distribuições portuguesas de Linux, sim porque não nos esquecemos delas, onde Portugal não é excepção.

Em termos de distribuições e comparando com o que existe lá por fora, cá temos pouca escolha, mas existe qualidade e vale a pena darmos a conhecer o excelente trabalho que se tem realizado neste campo.


Alinex

Consiste numa distribuição baseada no Ubuntu, tendo sido concebida na Universidade de Évora em parceria com a Junta da Extremadura espanhola, responsável pela versão GNU/LinEx. Os aplicativos incluidos foram pensados de acordo com as necessidades que os estudantes pudessem ter ao longo do curso.
Esta distribuição está orientada para: o sistema educativo, a administração pública, as PME’s, o utilizador individual e as software houses.

Gestor de Janelas: GNOME
Site oficial: Alinex
Versão: 3.9.10 lançada a 25 de Fevereiro de 2010
Download: Alinex 3.9.10

Linux Caixa Mágica

Começou por um projecto criado em Outubro de 2000 da qual resultou a atribuição do Prémio Milénio Expresso 2000 a três investigadores da Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (ADETTI): Daniel Neves, José Guimarães e Paulo Trezentos. Inicialmente era baseado no openSuse, passou em 2008 a ser baseado no Mandriva e desde a sua última versão que passou a ser baseado no Ubuntu. Está orientado para desktops e servidores.

Gestor de Janelas: GNOME, KDE e LXDE
Site oficial: Caixa Mágica
Versão: 16 (já está disponível a 17 beta) lançada a 2 de Junho de 2011
Download: Caixa Mágica 16

Open Xange

É uma distribuição baseada no Fedora, virada para utilizadores domésticos, cujos seus autores alegam que demora apenas 19 segundos a iniciar e traz todas as ferramentas prontas a funcionar sem necessitar de grandes configurações.
Trata-se de um projecto pequeno, que leva já 2 anos de vida e merece ser reconhecido pelo esforço empenhado em lançarem novas versões ao longo destes anos.
Começou por se chamar Vixta, depois Xange e actualmente Open Xange.

Gestor de Janelas: KDE
Site oficial: Open Xange
Versão: 2011.08 lançada a 15 de Agosto de 2011
Download: Open Xange 2011.08

Paipix

Segundo os seus autores consiste numa compilação de software gratuito vocacionada sobretudo para a área da educação das tecnologias da informação e instrumentação. É mantido e desenvolvido pela Faculade de Ciências da Universidade de Lisboa. Inicialmente baseou-se no Debian mas na sua ultima a utilizar o Kubuntu como sistema base.

Gestor de Janelas: KDE
Site oficial: Paipix
Versão: 10.2.19 lançada a 19 de Fevereiro de 2010
Download: Paipix 10.2.19

Super OS

O seu intuito é disponibilizar o máximo de software a utilizadores que não disponham de ligação à internet. Baseado no Ubuntu, consiste numa modificação que inclui suporte multimédia, suporte à internet melhorado com a inclusão de aplicativos como aMSN, Opera e Flash, além de suporte variado como o Ubuntu Tweaks, Java, App Runner etc.
Basicamente é uma distribuição que pretende trazer as ferramentas todas para o utilizador que está a começar ou quer um sistema pronto a usar.
Antigamente era conhecido como Super Ubuntu.

Gestor de Janelas: Unity
Site oficial: Super OS
Versão: 11.04 lançada a 30 de Maio de 2011
Download: Super OS 11.04

sábado, 12 de novembro de 2011

[Apps]Process Hacker 2.23 – O seu PC debaixo de olho

Termos o nosso PC controlado e sempre monitorizado deve ser uma ideia que devemos ter constantemente. Devemos saber com o máximo pormenor o que se passa nos bastidores e que processos estão a fazer o quê.

Uma das ferramentas que já testámos e apresentámos foi o Process Explorer, desenvolvida pela Microsoft e pelos criadores das famosas ferramentas Sysinternals. Uma alternativa que descobrimos e que consegue ser mais completa que o Process Explorer é o Process Hacker.




Esta ferramenta permite que vejam todos os processos que estão a correr na vossa máquina, bem como outras informações importantes e que vão ser úteis. A forma de apresentar os processos a correr permite ver quem são os seus “pais” e como foram invocados. Desta forma conseguem perceber a razão de determinado programa estar a correr e quem é a entidade que o está a utilizar.

Os processos estão arrumados numa estrutura de árvore, com as respectivas dependências, e são marcados por cores para indicar os agrupamentos. Podem em qualquer altura terminar um ou mais processos com um simples clique de rato. São ainda oferecidas muitas mais ferramentas que vos vão permitir gerir e depurar esses processos e os seus respectivos filhos.

O Process Hacker permite ainda ver que serviços estão a correr na vossa máquina e podem decidir quais os que pretende terminar. Basta um clique no botão direito do rato no processo escolhido e é mostrado um menu de contexto onde podem decidir iniciá-lo ou pará-lo.

Para além das funções já enumeradas, o Process Hacker permite ainda ter acesso a uma informação que é extremamente útil e que por norma está disponível apenas noutro tipo de ferramentas. Falamos na mointorização dos processos e aplicações que acedem à Internet.

Vão conseguir ter acesso a informação detalhada sobre que aplicações estão ligadas à Internet e a receber ou a enviar dados. Com esta informação vão conseguir determinar se existem aplicações a aceder indevidamente à rede e se existem aplicações “estranhas” a serem executadas e a enviar/receber dados.

O Process Hacker consegue competir com ferramentas já bem firmadas no mercado e que são usadas por muitos. Têm mais funcionalidades que as outras e consegue ser mais robusta.

Novidades da versão 2.23:

  • Adicionada a visualização de tokens de capacidades, utilizadores, dispositivos e atributos de segurança
  • Adicionada a coluna Description na lista dos serviços
  • Adicionada a opção para fazer reset a todas as opções
  • Activada a opção de muti-sessão na janela dos processos escondidos
  • Adicionada o plugin UserNotes
  • Actualizado o plugin ExtendedNotifications com suporte para o Growl.
  • Actualizado o plugin ExtendedTools com suporte para monitorização GPU
  • Resolvido o problema com a lista de cópia quando as colunas dos plugins estão activas
  • Congelamento quando se via a tooltip de um processo com um comando muito grande

Usem-no como um misto de gestor de sistema e um monitorizador para situações anormais. Conseguem terminar ou iniciar processos de forma simples, controlar os serviços de forma rápida e obter informação extremamente útil na zona de dados de rede.


Licença: GNU Affero General Public License v3 (AGPLv3)
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Process Hacker 2.23 Portable [2.1MB]
Download: Process Hacker 2.23 [1.7MB]
Homepage: Process Hacker

[Apps]Process Explorer 15.03 – Monitorize o seu sistema

Não devemos descurar o que o nosso sistema operativo tem a correr em fundo. São esses processos que fazem a diferença entre o sistema estar lento ou não, depois de termos terminado os processos visíveis.

O Microsoft Process Explorer mostra-lhe a informação referente aos processos activos ( DLL’s em utilização) do seu pc nesse exacto momento.



A aplicação divide-se em duas, cada subdivisão consiste no seguinte: A subdivisão do topo mostra sempre a lista de processos activos, incluindo o nome do programa que tutela o processo, na subdivisão inferior encontram-se os processos, dll’s e toda a estrutura tentacular que a aplicação iniciada está no momento a requerer.

Na minha opinião é uma aplicação de classificação essencial para o utilizador atento aos movimentos da sua máquina.

Esta ferramenta informa a versão dos DLL’s, podemos assim caso seja nossa intenção actualizar para versões recente, temos toda uma vasta informação sobre o interior das nossas aplicações, Ip’s de conexão a servidores externos, muita mais informação útil.

Basta correr o executável e temos um manancial de dados para cuidar. Para mais informação clique aqui.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: Process Explorer 15.03 [4.55MB]
Homepage: Process Explorer

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[Apps]Mozilla Profile Manager – Versão final disponibilizada

Através da utilização dos perfis dos browsers podemos ter várias configurações, cada uma adaptada a uma necessidade. Conseguimos assim não misturar as nossas navegações e os plugins que temos instalados, estando cada um deles adaptado a cada uma das situações que encontramos.

O Firefox, que agora entrou na versão 8, tem desde o seu início a possibilidade de criarmos diversos perfis e de os adequarmos às nossas necessidades específicas. A criação de novos perfis e a alteração dos existentes, no Firefox, ficou agora ainda mais simplificada com a disponibilização do Mozilla Profile Manager, uma aplicação específica para esse fim.




Até agora, se quiséssemos alternar entre os diferentes perfis, criar um novo ou alterar qualquer um dos que tivessemos presentes no Firefox tínhamos de alterar o comando que usamos para lançar o Firefox para que incluísse a flag -p. Depois de lançarmos o Firefox dessa forma é que tínhamos acesso ao gestor de perfis e poderíamos fazer o que pretendíamos.

Agora, com a disponibilização do Mozilla Profile Manager por parte da Mozilla tudo ficou mais simples. Esta aplicação permite que tenham acesso aos diferentes perfis do Firefox e assim possam alterar o que entenderem.

O Mozilla Profile Manager é uma aplicação portátil e pode ser lançada de qualquer localização do vosso computador. Para além de vos permitir gerir os perfis do vosso Firefox podem ainda usá-lo para gerir os perfis de outras aplicações da Mozilla, tais como o Thunderbird ou o SeaMonkey.

Com o Mozilla Profile Manager vão poder gerir duas listas separadas e muito importantes. A primeira está associada aos perfis e podem definir qual o perfil a usar por omissão ou o que pretendem usar na próxima ver que lançarem o Firefox. Podem ainda criar novos perfis ou remover os que pretenderem.

A segunda lista é a das versões do Firefox a serem usadas e a sua associação aos perfis presentes. Definam quais as versões que pretendem ter disponíveis e adcionem-nas no Mozilla Profile Manager. Infelizmente esta adição tem de ser manual pois o Mozilla Profile Manager não detecta as versões instaladas.

Outra funcionalidade importante que o Mozilla Profile Manager tem é a de poderem fazer backup dos vossos perfis. Existe uma pasta, na localização onde tiverem o Mozilla Profile Manager que podem usar para guardar cópias dos vosso perfis. Basta que definam qual o perfil que pretendem guardar e o processo é imediato.

A recuperação e restauro de um backup é igualmente feita de forma simples através do Mozilla Profile Manager. Definam qual o perfil que tenham em cópia e que pretendam recuperar e todo o processo é feito. Essa cópia é mantida para posterior utilização.

O Mozilla Profile Manager é uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento e para as próximas versões vão ser adicionadas ainda mais funcionalidades. Para esta plenamente funcional e pode já substituir a velha forma de gerir perfis do Firefox.

Testem o Mozilla Profile Manager e corrijam problemas ou afinem os vossos perfis do Firefox. Deixem de usar a forma quase arcaica e que ainda está disponível e passem a usar uma ferramenta desenhada para o efeito e que não requer sequer que o browser esteja presente.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Windows [15MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Linux 32bits [12MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Linux 64bits [13MB]
Download: Mozilla Profile Manager 1.0 Mac [34MB]
Homepage: Mozilla Profile Manager