terça-feira, 11 de outubro de 2011

[Dica]DNS – Mais um serviço para a Google dominar?

Tenha um acesso à Internet mais rápido !

O Google lançou hoje um novo serviço designado de Google Public DNS. O serviço de DNS(Domain Name System) é considerado o “coração” de uma rede. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos tutorial-info-dica.blogspot.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.

03-12-2009 19-47-30

Um dos principais objectivos que a Google quer alcançar com este serviço é a rapidez, por parte dos browsers (recorrendo a métodos de caching mais eficientes), no acesso a páginas e serviços WEB já que antes de um browser obter qualquer página, questiona o servidor de DNS para saber qual o IP correspondente para um determinado site.

A segurança é outro ponto forte deste serviço já que o serviço de DNS é vulnerável a ataques de spoofing que podem “envenenar” o cache de um servidor e assim encaminhar os pedidos para sites maliciosos.

A transparência é outra característica do serviço já que não existem quaisquer bloqueios ou filtragem de pedidos, não prejudicando a navegação dos utilizadores.

Para quem usa os serviços de DNS dos ISP’s (Sapo, Clix, Netcabo, e todos os outros), terá de alterar os endereços IP e assim começar a utilizador o serviço de DNS da Google.

Os servidores de DNS fornecidos pela Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) deverão ser configurados na sua máquina para poder começar a usufruir do serviço.

A Google disponibilizou uma página com as principais configurações. Ver aqui

Como Configurar no Windows 7

Ir a Open Network and Sharing Center e escolher a vossa interface que está ligada à rede. No meu caso como estava ligado via wireless, escolher a interface Wireless.

DNS_1

Depois escolher Proprieties

DNS_3

Da lista apresentada escolhemos Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), para configurarmos a pilha protocolar IPv4

DNS_4

No meu caso, as configurações de rede são obtidas via dhcp através do router. Para indicar os novos IPs referentes ao serviço de DNS vamos preencher os 2 ultimos campos com os IP’s:

  • Preferred DNS server: 8.8.8.8
  • Alternate DNS server: 8.8.4.4

DNS_5

Testem a ver se a Internet se tornou mais rápida.

Sem comentários:

Enviar um comentário