domingo, 16 de outubro de 2011

[Apps]iCloud para Windows – Como usar?

Foi lançado esta semana, o serviço iCloud da Apple, foi uma das novidades da última KeyNote. Este é o serviço de alojamento na nuvem que a Apple disponibiliza de forma gratuita a todos os utilizadores dos seus dispositivos, para que estes possam realizar backups dos seus dados, fotos e outros. Naturalmente que a integração deste serviço com os dispositivos Apple é natural e foi disponibilizada de imediato, através do iOS5, de uma actualização do Mac OS X e de actualizações para outros softwares Apple que podem fazer uso dele.

Uma das primeiras perguntas que foram feitas depois da disponibilização deste serviço foi da sua extensão para os utilizadores Windows. Mais uma vez a Apple não deixou nada esquecido e apresentou também a versão para Windows do iCloud Control Panel.


Este painel de controlo permite que configurem a sincronização do vosso Windows com o serviço iCloud da Apple. Com ele podem facilmente gerir quais os dados que pretendem sincronizar e de que forma estes serão feitos. Para poderem ter acesso a este serviço da Apple devem ter registada uma conta iCloud.

As opções disponíveis no painel de controlo abrangem o email, os contactos, calendário e tarefas, favoritos e fotos. As primeiras três opções requerem que tenham o Outlook 2007 ou 2010 instalado. Vão poder assim sincronizar esses dados com o vosso Outlook e o iCloud.

No Outlook são criadas duas novas contas. Uma de iCloud, onde podem fazer pesquisas na vossa conta do serviço, e outra conta do serviço MobileMe (@me.com), esta como uma conta normal de email.

As duas opções seguintes requerem uma configuração mínima, mas de fácil realização. No caso dos Favoritos, devem escolher qual o browser que pretendem que seja usado para sincronizar os vossos favoritos. As opções são o Internet Explorer e o Safari.

De notar que no caso do Safari devem ter a última versão instalada ou essa opção não estará disponível para utilização. Actualizem então para a versão 5.1.1 do Safari para o Windows.

A opção seguinte permite que definam a sincronização de fotografias entre o vosso iDevice e o computador com o Windows. As duas opções que devem definir nesta zona de configuração, para além de pretenderem ou não sincronizar as vossas fotos, são as pastas para receber e enviar as fotos de e para os dispositivos.

Indiquem então quais as pastas pretendidas e iniciem o processo de sincronização. Se pretenderem enviar fotos para os vossos dispositivos basta copiá-las para a pasta que indicaram como sendo a de Upload. As fotos que receberem podem ser consultadas na outra pasta, a de Download.

Existe ainda a possibilidade de controlarem e gerirem o espaço que vos está atribuído pelo iCloud. Basta que escolham a opção Manage, que fica junto da zona onde está indicada a utilização de espaço do serviço. Escolham um dos itens disponíveis e façam a gestão do vosso espaço.

Se pretenderem podem ainda nessa janela ver e editar os dados do vosso ID da Apple ou comprar espaço adicional no serviço iCloud.

Mais uma vez a Apple deu aos utilizadores do Windows a possibilidade de usarem os serviços que têm disponíveis. Já o tinham feito no MobileMe e voltaram a fazê-lo no iCloud.

Estão assim cobertas as várias frentes dos sistemas operativos pelo serviço iCloud. Faltam alguns outros sistemas, mas a Apple apenas suporta aplicações para o seu sistema operativo e para o da Microsoft. Podem confirmar isso no seu browser, o Safari, e no iTunes.

Fica então respondida a pergunta que foi feita no início. Sim, é possível usar o iCloud no Windows!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows vista (SP2)/ 7
Download: iCloud Control Panel 1.0 [39.80MB]
Homepage: iCloud Control Panel

Sem comentários:

Enviar um comentário