quinta-feira, 23 de junho de 2011

[Dica]Saiba as coordenadas de um ponto no Google Maps

Os serviços que a Google presta são dos mais usados pela Internet. São sempre precisos e têm as funcionalidades necessárias para agradar e satisfazer todos os seus utilizadores. A sua lista de serviços é de tal forma vasta que vai desde o inicial serviço de pesquisa de conteúdos, que deu origem à empresa, até ao muito usado Google Maps.

É precisamente para este serviço que vos vamos hoje apresentar uma dica que pode ser bastante útil na hora de determinar com precisão quais as coordenadas de um determinado ponto. Esta informação está disponível desde o início no URL da página, mas não é simples de obter.


O código JavaScript que vos vamos disponibilizar permite que tenham acesso a esses valores de forma muito simples e fácil de copiar e colar numa aplicação. É apresentado numa caixa de texto e só têm de o copiar para onde necessitam.

Antes de poderem colar o código na barra de endereço devem preparar um pouco a localização que necessitam, por forma obterem as coordenadas da forma mais correcta e precisa possível.

Comecem por navegar para o ponto de que pretendem obter as coordenadas. Depois disso devem clicar com o botão direito do rato no ponto e escolher a opção Centrar o mapa aqui, por forma a que obtenham o mapa centrado na posição pretendida.

Depois de terem o mapa centrado no ponto pretendido, só têm de copiar o código javascript que apresentamos abaixo para a barra de endereço do vosso browser, seguido de um Enter, para que o código seja assumido.

javascript:void(prompt(gApplication.getMap().getCenter()))

Ao executarem o código será apresentada uma caixa de texto com as coordenadas desse ponto em particular. Copiem-no para o local que pretendem e usem-no da forma que melhor entenderem.

Esta pequena dica vai ajudar-vos a determinar as coordenadas de um ponto do Google Maps sem que tenham de estar a decompor o endereço da página do Google Maps.

Algum dos muitos leitores conhece mais alguns destes pequenos truques? Deixamos os comentários abertos para que nos possam dar outras ideias de pequenas dicas para os muitos serviços da Google.

Homepage: Google Maps

Sem comentários:

Enviar um comentário