quinta-feira, 16 de junho de 2011

[Dica]Windows: como ocultar qualquer drive do sistema

As divisões um HD, também chamadas de partições, são uma forma muito útil para separar os dados de sistema das pastas pessoais. Alguns utilizam as partições como um depósito para drives e pastas importantes, mas esses dados são raramente utilizados.

Se eles não são usados com frequência, talvez seja uma boa ideia esconder essas pastas. Não só para deixar o sistema mais enxuto, mas também por questão de segurança. Desta forma, o risco de apagar um destes ficheiros acidentalmente é zero. Veja como esconder uma partição ou drive inteiro do computador.

1 - Abra a janela Executar do Windows utilizando o atalho Windows+R e digite “diskpart”. Vai abrir uma janela com a linha de comandos;

Abra a janela Executar do Windows.

2 - Escrever “list volume” e clicar no botão 'OK' . Irá aparecer uma lista com todas as partições do disco rígido;

Listando as partições disponíveis.

3 - Verifique a letra da partição que gostaria de ocultar e veja qual o volume relacionado a ela. No nosso caso, esconderemos a letra “D” no “Volume 1”;

4 - Utilizando o nosso exemplo, digite “select volume 1”. Mude o número do volume de acordo com sua necessidade;

Oculte o drive que  você não usa com frequência.

5 - Para finalizar, escrever “remove letter D”, pois está relacionado ao Volume 1 que acabamos de seleccionar. Apesar do nome “Remove” (Remover), ele não apagará os dados, apenas ocultará a partição. Para aplicar a modificação, reinicie o computador.

O comando não  excluirá seus arquivos.

Mostrar a partição oculta

Caso queira mostrar a partição escondida anteriormente e reactivar os dados gravados nela, refaça o procedimento descrito nos itens 1 e 2 deste artigo. Em seguida, localize a partição que gostaria de reactivar e digite “select volume 1”. Da mesma forma que anteriormente, mude o número do volume de acordo com o desejado.

Reative os arquivos escondidos.


A próxima etapa depende do sistema operativo utilizado. Para o Windows XP, escrever “assign letter D”. Para os Windows 7 e Vista, escrever “assign letter=D”. Assim, todas as pastas desse volume estarão disponíveis novamente para uso.

Por se tratar de uma alteração significativa no sistema, tome muito cuidado ao executar outros comandos pelo Prompt, pois eles podem danificar o sistema operativo. Portanto, siga as instruções com bastante atenção e só altere algo quando tiver certeza do que está a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário