sexta-feira, 3 de junho de 2011

[Apps]Pystream – Um mini servidor Web para partilha de ficheiros

Uma aplicação excelente para LAN Parties….e não só!

Quando pretendermos partilhar um conjunto ficheiros numa rede o processo é quase sempre o mesmo. Se estivermos em Windows por exemplo, seleccionamos a pasta que pretendermos partilhar, definimos as permissões, indicamos o nome da partilha….desligamos ou configuramos a firewall….enfim, uma série de passos para partilhar meia dúzia de ficheiros.

E se fosse possível com apenas um “click” partilhar toda essa informação na rede? Vamos conhecer o Pystream!

pystream_01

Recentemente, enquanto “navegava” pela Internet, descobri um projecto muito interessante que dá pelo nome de PyStream. Basicamente a ideia é criar automaticamente um mini servidor web (tal como é realizado em Linux através do comando python -m SimpleHTTPServer) no nosso computador e no qual podemos podemos colocar ficheiros para partilhar com todos os outros dispositivos ligados na rede. Não precisamos de saber configurar servidores web, abrir portas no PC, configurar partilhas…tudo é feito de forma muito simples e rápida.

O Pystream permite a partilha de informação de 3 formas distintas:

  • Public streams – A partilha fica visível para todos (LAN e Internet)
  • Private stream – As partilhas não aparecem nos “scans” que se fazem a rede. É possível inclusive definir uma password para acesso a partilha (LAN e Internet)
  • LAN only – Disponível apenas na rede local (LAN)

pystream_02

Depois de definido o modo de operação, é apenas necessário indicar qual a pasta a partilhar. Para isso basta carregar em Start e de seguida escolher a pasta que pretendemos partilhar.

pystream_03

Depois a informação fica facilmente acessível através do browser (o endereço é fornecido) e disponível a partir de qualquer sistema operativo. A aplicação regista quantos utilizadores acederam a partilha, hora/data e respectivo nome ou endereço IP.

pystream_04

Resumindo, fazemos download da aplicação, escolhemos a pasta que pretendemos partilhar e já está. O Pystream não necessita de ser instalado e está disponível para Windows, Linux e MacOS.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Linux / MacOS
Download:[Windows] pystream-windows-client [3,84MB]
Download:[Linux] pystream-Linux [80,72KB]
Download: [MacOS] pystream-Mac [28,38KB]
Homepage: Pystream

Sem comentários:

Enviar um comentário