quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

[Info]Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos?

No mundo das redes informáticas existem muitos termos e conceitos. Ao longo de alguns artigos que temos publicado no pplware, temos tentado explicar alguns desses termos/conceitos por forma a que os nossos leitores estejam mais contextualizados com a área das redes de dados.

Hoje o desafio é tentar explicar-vos o que são endereços físicos e o que são endereços lógicos.

mac_ip2

Relativamente à questão colocada neste artigo, a resposta é bastante simples. No âmbito das redes informáticas, quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede).

Endereços físicos

O endereço MAC (Media Access Control) é definido como sendo um endereço físico de uma placa de rede, e é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Os primeiros seis caracteres identificam o fabricante (ex. Intel, surecom, broadcom, etc) e os restantes seis identificam a placa em si. O endereço MAC é único no mundo para cada placa de rede (apesar de existirem ferramentas que possibilitam a alteração do mesmo), e é mantido na memória ROM , sendo posteriormente essa informação copiada para a memória RAM aquando da inicialização da placa. Há várias formas de representar um endereço MAC:

00-22-18-FB-7A-12
0022.18FB.7A12
00:22:18:FB:7A:12

Para poderem visualizar o MAC associado à vossa placa (no Windows) podem aceder às propriedades da mesma e conferirem o campo Physical Address

mac_00

Para quem pretender observar o MAC Address através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig /all ou getmac.

Endereços lógicos

Quando falamos em endereços na área das redes, é normal associarmos de imediato ao endereço IP configurado numa placa de rede. O endereço IP (versão 4) é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede. Os endereços lógicos IPv6 são constituídos por 128 bits, sendo apresentados em 8 grupos de 4 dígitos hexadecimais separados por ‘:’ (por ex. 1234:5678:90AB:CDEF:FEDC:BA09:8765:4321).

Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.
Os endereços IP representam-se da seguinte forma:

192.168.10.1
2.83.6.2
10.10.10.1

Para poderem visualizar o IP associado à vossa placa (no Windows) podem aceder às propriedades da mesma e conferirem o campo IPv4 Address ou já na versão 6 do protocolo IP IPv6 Address.

ip_00

Para quem pretender observar o endereço IP através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig

O endereço IP funciona na camada 3 (camada de rede) no modelo OSI, enquanto o MacAddress funciona na camada 2 (camada de ligação), no modelo OSI. Para quem quiser saber mais sobre o modelo OSI pode dar uma vista de olhos no nosso artigo Sabe o que é o modelo OSI?

Em Resumo…

Aproveitando aquilo que já foi referido, quando falamos em endereços físicos estamo-nos a referir ao endereço MAC. Por outro lado, o endereço lógico é o endereço IP configurado numa placa de rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário