quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

[Info]Endereçamento IP – Quando configurar o gateway?

gw_00

A questão fundamental deste artigo é: Quando devo eu configurar um (endereço) gateway?

De forma muito simples e objectiva podemos dizer o seguinte: Só necessitamos de configurar um endereço gateway quando pretendemos comunicar com equipamentos fora da nossa rede ou sub-rede (ex. Internet). Quando refiro rede, não me refiro à rede física (infraestrutura) mas sim ao conjunto de equipamentos que estão dentro da mesma rede lógica. Digamos que o endereço gateway, é a porta de saída para outra rede.

Vamos a dois exemplos muito simples para se tentar perceber melhor esta questão.

EXEMPLO 1PC’s na mesma rede lógica

Como podemos ver e confirmar pela imagem seguinte, todos os PC’s encontram-se na mesma rede lógica (rede: 192.168.1.0/24, onde podemos ter a operar 254 equipamentos ). Neste caso, não existe a necessidade de configurar um gateway já que todos os equipamentos encontram-se todos na mesma rede e não necessitam de comunicar com outros PC’s de outras redes (ex. Internet ou por exemplo uma outra rede tipo: 192.168.2.0/24).

gw_01

EXEMPLO 2COMUNICAÇÃO ENTRE REDES

No exemplo seguinte, já existe a necessidade de configurar o gateway nos PCs da rede interna, para que estes possam comunicar com o exterior (Internet). Como podem verificar pela imagem, o endereço gateway configurado nos PC’s é o endereço associado à interface interna do router. Neste caso, o router é a “porta de saída” para outra rede (neste caso a Internet). Como boa prática no mundo das redes, o endereço gateway é deve ser o primeiro ou o último de uma rede/sub-rede. Neste exemplo, o endereço é o 192.168.1.254 que é o último endereço da rede 192.168.1.0/24 (Para quem não se lembra do /24, pode dar uma vista de olhos aqui) .

gw_02

Sem comentários:

Enviar um comentário