Há uns bons anos atrás, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e então havia problemas na interoperabilidade entre equipamentos. Com o evoluir da tecnologia, os fabricantes de equipamentos chegaram a conclusão que o caminho a seguir se deveria basear em normas (standards).
Das muitas organizações ligadas a normalização destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers) , ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).
O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.
O modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas.
Camadas do modelo OSI
- Aplicação (Application)
- Apresentação (Presentation)
- Sessão (Session)
- Transporte (Transport)
- Rede (Network)
- Dados (Data Link)
- Física (Physical)
Principais funções de cada camada
- Aplicação (Application)
- Fornece serviços às aplicações do utilizador.
- Apresentação (Presentation)
- Encriptação e compressão de dados.
- Assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes
- Sessão (Session)
- Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações.
- Transporte (Transport)
- Controle de fluxo de informação, segmentação e controle de erros
- Rede (Network)
- Encaminhamento (routing) de pacotes e fragmentação
- Esquema de endereçamento lógico
- Dados (Data Link)
- Controla o acesso ao meio físico de transmissão.
- Controlo de erros da camada física
- Física (Physical)
- Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.
Modelo OSI – Protocolos
A seguinte figura, ilustra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos a nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.
Analogia do modelo OSI com a comunicação via carta
Vamos então a um exemplo, para ilustrar como tudo isto funciona. Para isso vamos exemplificar como funciona o acesso a uma página Web, através de um browser, e como tudo encaixa no modelo OSI. Vamos começar de cima para baixo (camada de aplicação para camada física)
- Na camada de aplicação, o browser (aplicação) serve de interface para apresentação da informação ao utilizador. Para este pedido (cliente-> servidor), foi usado o protocolo HTTP
- O formato dos dados é tratado na camada de apresentação. Os formatos tradicionais da Web incluem HTML, XML, PHP, GIF, JPG, etc. Adicionalmente são usados mecanismos de encriptação e compressão para a apresentação da informação.
- Na camada de sessão é estabelecida a sessão entre o computador cliente (onde estamos a fazer pedido via browser) e o servidor web (que aloja a página requisitada).
- O protocolo TCP fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor (neste caso, a entrega de toda a informação da página web do servidor para o cliente). Isso é uma funcionalidade da camada de transporte.
- Tanto o PC cliente como servidor possuem um endereço lógico (endereço IP neste caso). Isso é uma funcionalidade da camada de rede. Adicionalmente os routers determinam qual o melhor caminho para que os pacotes possam fluir (encaminhamento) entre cliente e servidor web.
- O endereço IP (endereço lógico) é então “traduzido” para o endereço físico (endereço MAC da placa de rede. Isto é funcionalidade da camada da dados
- Cabos de cobre, fibra óptica, placas de rede, hubs e outros dispositivos, ajudam na ligação física entre o cliente e o servidor que acontece na camada física.
Para finalizar, e respondendo a questão fundamental que me levou a escrever a este artigo, apenas referenciar as camadas onde operar os 3 equipamentos activos tradicionais de uma rede:
- HUB funciona a nível da camada 1 (camada física),
- Switch na camada 2 (camada de dados). Há switchs capazes de funcionar também na camada 3.
- Router na camada 3 (camada de rede)
Sem comentários:
Enviar um comentário