quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

[Info]LAN, MAN, WAN, PAN, SAN … Sabe a diferença?

Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados). Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.

Na hora de classificar uma rede qual o critério a usar?

redes_00

Segundo o mítico livro “Engenharia de Redes Informáticas” (um must-have para qualquer aluno de Eng. Informática) dos autores Edmundo Monteiro e Fernando Boavida, uma rede de comunicação pode ser classificada segundo um ou mais critérios. Podemos classificar as redes de acordo com o/a:

  • débito (baixo, médio, alto, muito alto)
  • topologia (bus, anel, estrela, híbrida)
  • meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelhos…)
  • tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, assíncronas, plesiócronas, síncronas, etc)
  • ou segundo o ambiente ao qual se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc)

No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área – geográfica ou organizacional e aí entram os termos que normalmente ouvimos: LAN, MAN, WAN, PAN…etc. Vamos então passar a explicação simples de algumas definições mais comuns:

LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc).

lan_00

MAN (Metropolitan Area Networks) – permitem a interligação de redes e equipamentos numa área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).

man

WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc).

wan_00

PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc:

panSAN (Storage Area Networks) – também designadas de redes de armazenamento, têm como objectivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.

SAN_00

Considerações finais

As redes de comunicação são nos dia de hoje infra-estruturas essenciais à comunicação, investigação, desenvolvimento, partilha e vida quotidiana. As pessoas cada vez mais dependem das mesmas para o desenvolvimento das mais diversas actividades profissionais ou de lazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário