sábado, 19 de setembro de 2009

[Apps]Golden Videos 1.13 – Recupere as suas cassetes VHS

Há tempos andei a recuperar muitas das minhas gravações das velhas cassetes VHS. Muitas horas de bons vídeos lá tinha encaixotadas, algumas cerimónias importantes, as imagens das férias quando era um teenager inconsciente, família que já partiu… enfim, imagens que se não as recuperar, apenas ficarão fragmentos na minha memória.


Há uns anos comecei esta tarefa, com alguma regularidade ainda ia transformando essas imagens para novos formatos, mas agora o tempo tem adiado essa tarefa para… mais tarde eu faço!

Eu utilizava um conjunto de ferramentas composto por:

  • Vídeo/Gravador de cassetes VHS
  • Pinnacle MovieBox DV
  • E uma aplicação de edição de vídeo (Pinnacle Studio que acompanhava a box), mas agora vou utilizar uma ferramenta gratuita, o Golden Videos da NCH.

O processo é simples, uso uma ligação vídeo composto (extremidade de um cabo RCA de áudio estéreo, vermelho/branco e vídeo composto, amarelo) à MovieBox DV da Pinnacle. Depois com o cabo Firewire IEEE 1394 ligo a Box ao meu computador.

Ok, material pronto, agora é a vez do software!

Como anteriormente referi, vou utilizar o Golden Videos, aplicação gratuita que permite converter a imagem recebida das velhas cassetes VHS, em modo analógico, para um formato em DVD, avi ou mpeg.

Esta ferramenta foi desenhada para conversões de cassetes VHS exclusivamente, para isso foi talhado para ser o mais intuitiva e automatizada quando possível. Passo a passo, a aplicação levará o utilizador até ao processo final onde o vídeo convertido pode ser gravado em vários suportes multimédia.

Como foi desenvolvido para receber imagens em hipotético estado de degradação (mais ou menos avançado) a ferramenta possibilita algumas correcções e melhoramentos do sinal recebido. Estes efeito de restauro, são aplicados sobre o vídeo em estado analógico para posteriormente ser convertido em sinal digital (avi ou mpeg).

Uma vez convertido o vídeo e guardado pode gravar em DVD, CD, suportes portáteis, Mac entre outros. Depois com o ficheiro em avi ou mpeg, o utilizador pode usar vários dos nossos guias para potenciar o seu vídeo.



Funções do Golden Videos:

  • Converte e restaura digitalmente cassetes VHS para DVD, avi ou mpeg.
  • Suporte intuitivo que acompanha passo-a-passo o utilizador através dos vários processos de conversão.
  • Inclui várias opções de gravação de DVD com software que gravará o vídeo após conversão feita.
  • Detecção automática do fim da cassete evitando que a tenha de assistir enquanto a converte.
  • Possibilidade de adicionar títulos ao vídeo caso seja necessário.
  • Ajusta e corrige a cor do filme.
  • Corrige de forma automática defeitos na imagem aumentando a qualidade da mesma.
  • Adiciona efeitos tipo sepia, preto & branco, entre outros.
  • Uso fácil e intuitivo.

Esta ferramenta tem imensa versatilidade, podendo ser combinada com vários outros produtos potenciando a conversão assim como a edição de imagem.

Existem outras formas de importar o vídeo para a sua máquina, se tem uma placa de TV poderá também importar vídeo dos leitores VHS. Se tem placa de captura ou uma placa gráfica VIVO também o poderá fazer.

Como podem ver, existem várias formas de importar essas peças de colecção e recordação das velhas cassetes VHS para os modernos suportes digitais.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Golden Videos 1.13 [355.65KB]
Homepage: NCH Software

2 comentários: