sábado, 19 de setembro de 2009

[Apps] Nexus 9.8 Beta 3 – Já lhe fazia falta esta Dock

O Windows, desde que o conhecemos, tem um formato muito próprio de disponibilizar os ícones e atalhos no ambiente de trabalho. A barra de tarefas, menu iniciar e ambiente de trabalho, são os locais disponíveis para que o utilizador possa criar as portas de acesso aos programas, documentos e serviço. Mas e para quem não gosta de confusão nesses locais quando iniciamos o Windows?

Para quem não gosta de ter o ambiente de trabalho pejado de ícones, como é o meu caso, o Windows importou de outros sistemas operativos as docks. Filosofia que esconde ou minimiza o local onde se concentra os atalhos para pastas, programas e ficheiros. Há imensos, como todos sabemos mas o Nexus é um dos melhores.

Nexus é uma dock, um local onde se podem situar os programas e documentos para os acedermos de forma rápida. Esta ferramenta mostra os ícones num formato grande e com animação, assim que os apontar com o rato.

Clicando sobre um ícone este abrirá o que estiver a representar, estas são as “grandes” diferenças para a tradicional barra de tarefas.

Depois de instalado e carregado, ao usarmos pela primeira vez, vemos um série de ícones predefinidos, como um relógio analógico, um ícone que mostra o consumo de memória e a carga no processador o ícone do Windows que atalha o menu iniciar num formato compacto, veja logo aqui a qualidade dos ícones!

Mas a ideia é termos a dock personalizada, com os nosso ícones. Simples, apenas removermos os que lá estão arrastando para fora da barra (ou usando o menu de contexto sobre a barra) e para incluir novos, basta arrastar para a barra os ícones dos nosso programas ou documentos.

É tudo fácil e intuitivo: pode arrastar para cima da barra os seus atalhos, pode remover/incluir/alterar personalizar com o menu de contexto em cima da barra, pode personalizar o idioma colocando o português e pode alterar os temas da dock.

A aplicação de mais opções, permite que ajuste os efeitos e ajuste o tamanho da barra no seu sistema. Aumente os tempos de respostas, defina o tamanho dos ícones, o espaço entre eles e dê alguma transparência à barra.

Além destas opções, o utilizador tem um manancial de opções que afectam o desempenho da dock em termos de efeitos visuais, em termos de efeitos sonoros da barra. Pode mesmo activar o processador de voz e ter as horas repetidas numa voz feminina ou masculina.

O Nexus traz uma colectânea de temas para a dock muito interessante mas pode importar mais, através da página da da aplicação. O utilizador terá uma ferramenta com consumos moderados e com efeitos e acções muito equilibrados mesmo integrado no novo Windows 7.

Pode parecer incrível, mas os consumos de recursos do Nexus são muito baixos, na ordem dos 20MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados. Se a este rendimento adicionarmos a qualidade de opções e o suporte para múltiplos ecrãs, estão podemos dizer que estamos perante uma, se não a melhor, dock disponível!!!

,

Neste pequeno texto não consegui falar nem em metade das funções, mas também quero deixar ao utilizador o prazer de descobrir o potencial efectivo desta dock e de a adoptar como a principal porta de acesso aos programas e documentos existentes no seu sistema. O Nexus apresenta-se num formato gratuito e serve sistemas a 32 e 64 bits.

Aplicações alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Nexus 9.8 Beta 3 [14.63MB]
Homepage: Winstep

Sem comentários:

Enviar um comentário