terça-feira, 12 de novembro de 2013

[Apps] Logisim – Crie e simule circuitos lógicos

Nos últimos tempos tenho dedicado alguma horas ao estudo de sistemas digitais, com o objectivo de criar uns circuitos electrónicos básicos.
Como ainda não adquiri qualquer equipamento físico para a criação dos circuitos, decidi pesquisar por simuladores gratuitos que me permitissem criar e simular circuitos lógicos. Depois de algumas pesquisas, descobri o fantástico e gratuito software Logisim.
log_sim
O Logisim é uma ferramenta educacional para a concepção e a simulação digital de circuitos lógicos. Com uma interface simples e ferramentas para simular circuitos à medida em que vão sendo construídos. O Logisim permite também uma aprendizagem dos conceitos mais básicos relacionados aos circuitos lógicos.
log_sim1
Com a capacidade de construir circuitos maiores a partir de sub-circuitos menores, traçar ligações com um mero arrastar do rato, o Logisim pode ser usado para projectar e simular os mais diversos projectos do campo dos sistemas digitais.
A ferramenta inclui também um módulo de análise de combinações, que permite a conversão simples entre circuitos, tabelas de verdade e expressões booleanas.
log_sim2
O Logisim é um software gratuito, está disponível para Windows, MacOS  e Linux, e tem inclusive uma versão em PT. Os circuitos podem ser posteriormente convertidos em imagens GIF, JPG e PNG para que possa usar nos mais diversos documentos.
De referir que esta aplicação necessita do Java 5 ou superior para que possa correr no seu sistema, estando disponível para Windows uma versão executável.
Pessoalmente gostei bastante deste software, pela simplicidade e conjunto de operações/funcionalidades que oferece.
Conhecem outras alternativas?
Licença: open-source (GPL)
Sistemas Operativos: Windows, MacOS  e Linux
Download: Escolha aqui o seu Sistema operativo
Homepage:  LogiSim

Sem comentários:

Enviar um comentário