domingo, 7 de abril de 2013

[Apps] Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima

Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque implica «fugir» a uma apertada rede de «vigilância e análise» de tráfego que impera por toda a rede. Proteger a nossa privacidade online só pode ser alcançado através de ferramentas de software adicionais que podem esconder a nossa localização e podem evitar que as nossas informações online e os hábitos de navegação sejam revelados a alguém.
Para quem precisa ocultar todo, ou quase todo, este tipo de informação, o Tor Browser Bundle é uma sugestão que deve ser considerada como uma grande mais valia para adicionar à lista de software favorito – com a grande vantagem de ser totalmente gratuito. Em resumidas palavras, a aplicação conta com uma rede de servidores virtuais que nos permitem fazer as nossas sessões de navegação anónimas. O Tor disponibiliza um conjunto de regras e algoritmos que encaminha a comunicação através de vários servidores no mundo inteiro, tornando todo o tráfego aleatório e que torna o rastreio da fonte uma tarefa quase impossível.
tor-browser-bundle-01-pplware



O pacote de download disponibilizado é inclui o Tor que pode ser executado a partir da linha de comandos, uma plataforma cruzada de controlador apelidado de Vidalia e uma versão feita à medida do Firefox equipada com uma série de addons que garantem o anonimato online. Os autores do software recomendam ao utilizador com conhecimentos médios de informática a utilização do Vidalia devido à sua interface gráfica e que facilita bastante a interacção com o Tor, ao invés de tentarem utilizar a linha de comandos que é muito mais díficil de entender. tor-browser-bundle-00-pplware
O Vidália, quando executado pela primeira vez, conecta-se automaticamente à rede Tor e, caso o processo seja bem sucedido, o status será exibido na janela principal. Ao nível da interface, o Vidalia de encerra uma colecção de atalhos que permitem parar o serviço, para iniciar a configuração dos relays (comutadores), para desencadear uma visão global da rede e mais importante de tudo, possui um ostentoso e precioso botão para usar uma nova identidade a qualquer momento que bem desejarmos.
tor-browser-bundle-04-pplware
Caso sejamos daqueles utilizadores que se preocupam com o uso da largura de banda, o Vidalia possui um utilitário separado que serve apenas para mostrar um gráfico que mede a largura de banda com a recepção e envio de pacotes.
tor-browser-bundle-03-pplware
A versão portátil do Firefox, incluída neste pacote, é uma versão personalizada, conforme previamente indicado, e faz-se acompanhar com algumas extensões que tornam a experiência mais fácil da navegação anônima. Entre os vários incluídos podemos encontrar:
  • Torbutton – permite criar uma nova identidade cada vez que iniciarmos uma sessão de navegação;
  • NoScript – bloqueia os scripts de domínios não fiáveis ;
  • HTTPS Everywhere – permite criptografar a comunicação com um vasto conjunto de sites populares.
Com todos os componentes aqui apresentados, o Tor Browser Bundle é, sem margem para dúvidas uma das mais fiáveis ​​ferramentas de navegação anónimas disponíveis na net, de forma totalmente gratuita. O programa pode ser configurado a partir da linha de comandos, ou executado a partir do controlador dedicado GUI – Vidalia e ainda traz um poderoso navegador pré-configurado.
tor-browser-bundle-02-pplware
Sem dúvida que qualquer um destes métodos, independente daquele que escolhamos, vai permitir uma experiência de navegação segura e controlada  na Internet.
Para termos uma melhor ideia como funciona a rede Tor e de que forma é conseguido o seu anonimato de forma tão eficaz e gratuita, deixamos abaixo 3 esquemas de imagem disponibilizados pelos próprios autores:
tor-browser-bundle-05-pplware
Exemplo 1
tor-browser-bundle-06-pplware
Exemplo 2
tor-browser-bundle-07-pplware
Exemplo 3
Não resta qualquer questão relativamente ao sucesso deste sistem em esconder e encriptar as ligações tornando a detecção de um utilizador do mesmo quase impossível de atingir. [via KD]
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Tor Browser Bundle 2.3.25-6 | Download via KeroDownload [26.52 MB]
Homepage: Tor Project

Sem comentários:

Enviar um comentário