quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[Apps]XBOOT – Multiboot em Pens e Discos USB

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos.
Então e se pretendermos combinar mais do que um sistema operativo ou utilitário na PEN ou Disco USB? A solução é Xboot!
xboot_00

O Xboot é uma aplicação gratuita que permite ter vários sistemas operativos e utilitários (ex. Acronis, Clonezilla, Ophcrack live CD, etc) num único dispositivo de armazenamento ou num simples .ISO. A sua utilização é bastante simples, sendo apenas necessário arrastar a imagem .ISO para cima da janela principal da aplicação. Para cada imagem .ISO carregada, será apresentada a informação sobre o nome, tamanho, categoria e o Xboot encarrega-se de calcular o tamanho total para que o utilizador tenha a noção do espaço livre no dispositivo.
xboot_02
Depois de adicionadas todas as imagens .ISO, basta ir ao separador QUEMU e definir qual o dispositivo que vai receber a “colecção” de sistemas operativos ou outro tipo de aplicações.
xboot_01
Para finalizar, basta voltar ao menu inicial e escolher uma das opções: Create ISO ou Create USB.
xboot_04
Considerações finais
Ao permitir desta forma criar multiboot dispositivos de armazenamento, o Xboot simplifica um processo que tende sempre a ser complexo e demorado.
O Xboot é compatível com Windows de 32/64 bits e requer que o utilizador tenha o Microsoft .NET Framework 4.0 instalado na máquina.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: xboot vs 1.0.0.0 beta14 [8 MB]
Homepage: shamurxboot

Sem comentários:

Enviar um comentário