quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[Apps] Opswat’s Security Score – Avalie a segurança da sua máquina

Cada vez mais os utilizadores estão cientes da necessidade de tomarem medidas de segurança preventivas e de se prepararem contra intenções menos claras de outros utilizadores.
É muito mais frequente a instalação de um antivírus e a activação de uma firewal nos sistemas operativos, independente do grau de segurança que se pense estar disponível.
Mas e depois dessas medidas todas aplicadas estamos realmente protegidos? Não existe uma resposta taxativa, mas podemos usar ferramentas para avaliar essa mesma protecção. É esta a tarefa que o Opswat’s Security Score realiza.
opswat_1


O Opswat’s Security Score permite que analisem o vosso sistema e obtenham um resultado em função de diversas métricas que ele mede.
Para além do resultado obtido do sistema, mais importante que isso é a verificação dos principais itens de segurança associados ao sistema e o seu estado.
As verificações que o Opswat’s Security Score faz assentam em sete pilares fundamentais e que podem ser vistos de forma isolada. As zonas de segurança que são verificadas são as seguintes:
  • Firewall: Verifica se a firewall está instalada e activa no sistema.
  • Encriptação do disco: Se está instalado software de encriptação do disco e se o disco principal está encriptado.
  • Gestão de actualizações: Se as actualizações automáticas estão activas.
  • Backups: Verifica se o o software de backup está instalado e se algum backup está criado.
  • Partilha de ficheiros pública: Se software P2P está instalado no PC.
  • Antivírus: Se o antivírus está instalado, se tem a protecção em tempo real activa, quando fio actualizado pela última vez e se quando foi feita a última verificação total ao sistema.
  • Anti-Phishing: Verifica se o Anti-Phishing está activo nos browsers. Apenas verifica o Internet Explorer  e o Firefox. Controla ainda se existe outros software instalado para proteger contra estes ataques.
A verificação que o Opswat’s Security Score faz avalia cada um desses pontos sob vários factores e no final apresenta a sua pontuação com base na informação recolhida.
opswat_2
Após a verificação de cada um destes elementos é possível aceder a informação detalhada sobre cada um deles. Essa informação é especifica para cada elemento e ajuda a compreender a pontuação atribuída e quais os pontos a serem melhorados.
Caso no sistema esteja mais que um software alocado a uma função, a informação é detalhada para cada um deles e a métrica resulta da avaliação de ambas.
opswat_3
Esta não é uma ferramenta de segurança nem melhora qualquer um dos parâmetros fundamentais, mas garante e avalia  que garantias de segurança estão a ser aplicadas no vosso sistema e quais as que devem ser melhoradas.
Não requer qualquer instalação e pode ser usado em qualquer versão mais recente do Windows. Providencia informação válida para melhorarem a vossa segurança e dos vossos sistemas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Opswat’s Security Score Beta [7.06MB]
Homepage: Opswat’s Security Score

Sem comentários:

Enviar um comentário