segunda-feira, 21 de maio de 2012

[Apps]InternetOff – Coloque o seu Windows offline

Apesar de muito do nosso trabalho estar assente e baseado na Internet, por vezes temos de nos isolar e evitar ao máximo todas as distracções que a rede nos traz. São emails, Twitts, mensagens do Facebook, MSN e outros alertas que nos conseguem facilmente afastar das tarefas que temos em mãos e levar-nos para outras paragens que não desejamos.
A forma mais simples de nos abstermos desses estímulos é desligar a rede do nosso computador, o que nem sempre é rápido e fácil, não compensando o trabalho que vamos ter. Para realizar essa tarefa de forma simples e imediata, o InternetOff é perfeito, desligando a rede do nosso computador de forma total e imediata.



Com o InternetOff vão poder isolar a vossa máquina da rede onde esta está ligada e por conseguinte da Internet. Desta forma podem concentrar-se nas tarefas que têm em mãos e que não necessitam de acesso à rede.
O InternetOff é uma pequena aplicação que depois de lançada fica a correr na área de notificações do Windows e que pode ser chamada a qualquer altura para realizar a sua função, desligar o acesso à rede e à Internet.
Para o usarem basta clicarem no ícone que está na Área de Notificação e será mostrada a sua interface. Esta apresenta apenas um botão que permite desligar a Internet. De imediato o acesso à rede é desligado e a vossa máquina fica isolada.
Após a realização das tarefas que se propuseram realizar ou sempre que necessitem de aceder à Internet, podem voltar a usar o InternetOff para reestabelecer essa ligação.
Devem apenas voltar a chamar o InternetOff da área de notificações do Windows e carregar no ícone da aplicação para que este mostre novamente a sua interface. Carreguem agora no botão para ligar a rede e vejam que este vos mostra quatro períodos específicos de tempo que podem aplicar.
Esses períodos são 5, 15, 30 minutos ou uma hora. Podem também escolher apenas voltar a ligar o acesso à rede. Caso tenham escolhido um desses primeiros 4 períodos, terminado esse tempo a ligação é terminada.

Sempre que executarem um corte ou uma ligação, o InternetOff mostra-vos uma mensagem a indicar que o acesso foi alterado, para que fiquem com a certeza dessa acção.
Vejam na galeria abaixo essas mesmas mensagens, quer no caso de um desligar da rede ou de um restabelecimento da mesma.
Esta pode parecer uma aplicação que não faz muito sentido existir, mas ao ser usada ficamos com a certeza que de é útil e bem mais prática de usar do que os métodos que todos conhecemos para desligar a rede, tais como o desligar do cabo ou da interface wireless.
Testem o InternetOff nos momentos em necessitam de se isolar para trabalhar ou para realizar tarefas que requerem concentração total e longe de todos os estímulos que a Internet nos pode oferecer.
Vão com certeza dar-lhe o valor que merece e ver da sua utilidade e funcionalidade. É simples de usar e útil nos momentos certos!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ 7
Download: InternetOff 1.1 [1.5MB]
Homepage: InternetOff

[Apps]NetBalancer 5.1.2 – A Internet mais rápida por aplicação

Por vezes necessitamos de ter um controlo mais apertado na forma como as nossa aplicações acedem à Internet. Necessitamos para isso de uma aplicação que monitorize consumo em termos de largura de banda, de cada aplicação e que limite essa largura de banda por aplicação.
Para essa tarefa podem recorrer ao NetBalancer, que permite de certa forma acelerar a nosso ligação à Internet (ou até mesmo em ligações LAN), através da atribuição de prioridades às aplicações no acesso a rede.



Desta forma podemos definir prioridades por cada aplicação que se encontra a correr na nossa máquina (assim como acontece nas prioridades dos processos da máquina no acesso ao CPU), dividindo a largura de banda disponível pelas mesmas.
Podemos considerar como exemplo a monitorização e definição de prioridades para aplicações P2P. Desta forma podemos controlar que as aplicações P2P não consumam a maioria da largura de banda, possibilitando por exemplo que as nossas pesquisa sejam mais rápidas, já que temos maior largura de banda (ou largura de banda controlada).

Alguma características:
  • Permite definir um conjunto de prioridades de download e upload para cada processo (aplicação)
    • High priority
    • Normal priority
    • Low priority
    • Block traffic
    • Ignora Traffic
    • Limit traffic
  • Definir limite em termos de largura de banda para downloads e uploads
  • Mostra todos os processos do sistema e largura d ebanda gasta
  • mostra todos os processos actuais
  • Visualização em modo gráfico
  • Afinação de prioridades

Novidades desta versão:
  • Actualização dos idiomas suportados
  • Resolvido problema com a instalação não assistida e silenciosa
  • Adicionada a primeira versão da FAQ do NetBalancer
  • Adicionados novos argumentos na execução por linha de comando
  • Melhorias na usabilidade
A diferença principal entre o NetBalancer e outras aplicações de traffic shaping, é que o Netbalencer trabalha com prioridades ao nível da aplicação.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ 2003/ Vista/ 7
Download: Netbalancer 5.1.2 [1,90 MB]
Homepage: Seriousbit

[Apps]Firewall App Blocker – Bloquear aplicações na firewall sem esforço

A firewall do Windows é considerada por alguns como pouco eficiente, mas no geral é bem capaz de lidar com as ameaças mais comuns que os nossos computadores enfrentam e consegue dar uma segurança elevada a todos os que a usam para se proteger e às suas máquinas.
Um dos poucos problemas que lhe é apontado é ser pouco intuitiva na criação de regras e no barramento de aplicações. Para facilitar o processo de adicionar novas aplicações ao filtro das barradas, o Firewall App Blocker vem dar uma ajuda preciosa.



O Firewall App Blocker foi criado para simplificar o processo de adição de aplicações à lista de aplicativos bloqueados e sem acesso à rede. Desta forma evitam de percorrer todos os passos necessários para a mesma função.
Com o Firewall App Blocker apenas necessitam de arrastar as aplicações para a sua interface para que estes fiquem de imediato bloqueados na firewall. Se preferirem podem usar o botão Add para que indiquem o caminho da aplicação que pretendem adicionar.
Para desbloquearem uma aplicação, basta que retirem a opção de escolha na interface do Firewall App Blocker. De imediato a aplicação fica com acesso à rede.
Se pretenderem remover de forma permanente o bloqueio devem seleccionar a aplicação e usar o botão Delete.
Depois de adicionadas e removidas as aplicações que pretendem filtrar na vossa firewall, podem fechar o Firewall App Blocker. A aplicação introduz directamente nas regras da firewall as aplicações que adicionaram.
Se necessitarem de efectuar ajustes mais precisos ou de alterar outras configurações da firewall podem carregar no botão Advance. Este chama de imediato a interface de gestão da Firewall do Windows.

Apesar de ter sido criado para lidar com a firewall do Windows, o Firewall App Blocker consegue trabalhar de forma perfeita com outras firewall disponíveis. Existe apenas a excepção da Kaspersky, mas está a ser resolvida e ultrapassada esta limitação.
Usem o Firewall App Blocker para gerirem de forma mais simples a vossa firewall, adicionando ou removendo aplicações de forma muito mais simples e intuitiva que a que o Windows disponibiliza.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7/ 8
Download: Firewall App Blocker 1.2 Beta [777KB]
Homepage: Firewall App Blocker

sábado, 12 de maio de 2012

[Apps]Geek Uninstaller – Remover aplicações de forma completa

As aplicações que instalamos nos nossos Windows nem sempre podem ser correctamente desinstaladas. Por muito bom trabalhos que os seus criadores as façam, os processos de remoção nem sempre correm como esperado.
Para vos ajudar nos processos de desinstalação existem ferramentas que conseguem suplantar o Windows, mas nem todas são simples de usar como o Geek Uninstaller.



O maior problema que podemos encontrar nos processos de desinstalação de aplicações são os ficheiros e chaves de registo que estas deixam após a sua remoção.
O processo de remoção de aplicações do Windows ainda não consegue resolver problemas que se encontram e que podem comprometer o sistema ou deixar “lixo” desnecessário.
Com o Geek Uninstaller vão ter a vossa vida facilitada sempre que necessitarem de remover uma aplicação do vosso Windows. As suas características principais estão associadas à capacidade de fazer uma pesquisa profunda nas dependências e nos registos que essas aplicações têm instaladas no sistema.
Podem usar um dos dois modos de desinstalação do Geek Uninstaller, ou a normal e pacifica ou a forçada, em que a aplicação é completamente eliminada do Windows.
A interface do Geek Uninstaller é também ela muito minimalista e simples de usar. Todas as aplicações que têm instaladas no vosso Windows são mostradas na sua janela principal, bem como actualizações do Windows que tenham sido aplicadas ao sistema.
Para remover uma aplicação apenas necessitam de a escolher e chamar o menu de contexto. Aí podem encontrar um menu com várias opções que vão desde a normal remoção até à forçada.
Podem ainda pesquisar no Google pelo nome da aplicação em causa ou aceder à página do criador da aplicação.

Se ao removerem uma aplicação encontrarem problemas, devem recorrer ao método de remoção forçada, onde vos são mostrados os ficheiros e chaves de registo que estão presentes e associadas a essa aplicação.
Devem escolher os que pretendem que sejam mantidos no sistema e de seguida indicar que querem a aplicação removida. Desta forma conseguem contornar problemas que possam ter encontrado na desinstalação de uma aplicação.
Se preferirem, o menu de contexto permite acederem apenas às chaves de registo associadas a cada uma das aplicações.

Para além de todas as características que vos apresentámos, o Geek Uninstaller em ainda uma última, que o torna ainda mais simples de usar.
É completamente portátil e correm na maioria dos sistemas operativos Windows recentes, tanto nas versões de 32 como de 64 bits.
Esta pode bem ser a alternativa que procuravam para manter o vosso sistema livre de aplicações desnecessárias e de problemas na sua remoção. Testem o Geek Uninstaller e depressa se vão aperceber das suas vantagens.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Geek Uninstaller 1.0.0.2 [1.65MB]
Homepage: Geek Uninstaller

quarta-feira, 9 de maio de 2012

[Apps]Office Key Remover 1.0.0.5 – Remova a chave do Office

Estamos normalmente habituado a ver aplicações que nos informam sobre as chaves de determinadas aplicações que temos instaladas na nossa máquina (ex. Keyfinder). No entanto, existem situações em que temos a necessidade de remover a chave do produto, nem que não seja para trocar por outra. O Office Key Remover faz essa operação facilmente.
Office Key Remover screenshot


O Office Key Remover é uma pequena aplicação portable com suporte para sistemas de 32 e 64 bits que permite remover as chaves de licenciamento associada ao Microsoft Office.
Como funciona?
1) Executamos o Key Remover
2) Indicamos um dos produtos (Office XP, 2003, 207 e 2010) para remover a chave de licenciamento
Como exemplo, vamos escolher Remove Office 2010 License Information. Após carregarmos no botão correspondente, somos informados que a informação da chave foi removida.
office_Key_remover_00
3) Em seguida mandamos executar uma das aplicações da suite Office (ex. Word, Excel), e será solicitado ao utilizador a introdução da chave. Desta forma confirmamos que a chave do Office foi realmente removida.
office_Key_remover_01
Existem muitos métodos para executar esta acção, no entanto consideramos que o Office Key Remover torna este processo bastante simples, não existindo a necessidade de andar a mexer em parâmetros do regedit.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: OfficeKeyRemover1.0.0.5 [35,72 KB]
Homepage: wecode

[Apps] KeyFinder Pro – Recupere as suas chaves Windows

Muitos de vós já passaram pela ingrata tarefa de ter de reinstalar um Windows depois de um “azar”. E tiveram de se munir com as chaves dos produtos Windows para posterior validação e registo.
Mas e onde andam essas chaves? Num email algures? Ou num papel que ninguém sabe? E é do Windows ou do Office aquele número que está meio esborratado?
Pois esses problemas acabaram. Passam a ter a possibilidade de usar uma ferramenta que vos dá tudo isso: KeyFinder Pro.


Este software permite-vos saber de forma simples e rápida as chaves dos principais produtos Microsoft instalados no vosso PC para que facilmente possam reinstalar o Windows se assim necessitarem.
E tem a vantagem de poderem gravar os números de série num ficheiro de texto ou imprimirem-nos. A escolha é vossa.
Esta versão permite retirar as chaves dos seguintes produtos Microsoft:
  • Windows 2000
  • Windows XP
  • Windows 2003
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Office XP
  • Office 2003
  • Office 2007

Como é natural, não existem quaisquer opções de configuração. É apenas executar a aplicação e ela devolve as chaves dos produtos presentes.
Tem ainda a vantagem de ser totalmente portátil, o que a faz ter um lugar especial  na vossa Pen de aplicações.
Para a próxima vez que forem chamados para desenrascar um amigo que precisa de reinstalar o sistema operativo levem esta aplicação convosco.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K / XP / Vista / Win7
Download: KeyFinder Pro 2.2.6 [388KB]
Homepage: KeyFinder Pro

domingo, 6 de maio de 2012

[Apps]IP Traffic Spy – Veja o que passa na placa de rede

O controlo que temos sobre o tráfego que chega e parte do nosso computador é de extrema importância. Devemos ter atenção a tráfego estranho que chega à nossa máquina e a trafego que sai sem que o estejamos pedir.
A forma de fazer esse controlo é através da visualização das ligações que o nosso PC recebe e estabelece. Uma ferramenta que podem usar para fazer essa monitorização é o IP Traffic Spy.


Com o IP Traffic Spy vão poder ver todas as ligações que estão estabelecidas de e para o vosso computador. Podem ver os locais de onde estão a receber dados e para onde estão a enviar.
Com esta ferramenta vão poder escolher a interface a ser usada e monitorizada. Conseguem assim monitorizar cada uma em separado sem que estejam a misturar trafego de diferentes fontes.
Depois de lançarem o IP Traffic Spy e de escolherem a interface a ser escutada, este começa a apresentar-vos o trafego que chega e sai dessa interface. Essa apresentação é feita numa interface de simples compreensão e fácil de usar. Por cada linha apresentada vão ver a data e hora do pedido, o ip de origem e destino, o porto de origem e destino, o texto passado e o tamanho do pacote transferido.

Ao clicarem numa dessas linhas é apresentado o conteúdo do campo texto e aí podem ver o texto que foi transferido. Toda a informação que passou cifrada será incompreensível, como é natural.
Um dos pontos que tornam o IP Traffic Spy como uma excelente ferramenta é a possibilidade de serem criados filtros de inclusão ou de exclusão. Podem assim indicar ao IP Traffic Spy que endereços ou portos a serem incluídos ou excluídos na apresentação dos dados. Desta forma conseguem eliminar informação inútil ou focar apenas a informação que entenderem ser útil sempre que estiverem a fazer uma observação mais atenta.
Esta filtragem é feita através de uma simples janela onde podem indicar qual o ip ou porto de origem ou o ip ou porto de destino. Este quatro campos podem ser usados em simultâneo para melhorar essa pesquisa.

O IP Traffic Spy permite que exportem os dados que recolherem para ficheiros de texto ou CSV. Conseguem assim mais tarde verificar os pacotes que foram trocados com a vossa máquina. De notar que no Windows 7 o IP Traffic Spy teve de ser lançado com permissões de administrador para que se pudesse ligar à placa de rede. Se não o conseguirem usar testem esta opção.
Escolham a interface a ser monitorizada e vejam os pacotes a serem transferidos de e para a Internet. A utilização do IP Traffic Spy é simples e intuitiva. Vejam e confirmem que os serviços que usam estão apenas a ligar-se aos servidores que é suposto e eliminem possíveis problemas com ligações estranhas e que vos estão a consumir trafego desnecessariamente.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Vista/ 7
Download: IP Traffic Spy 1.0.05 32bits [592.20KB]
Download: IP Traffic Spy 1.0.05 64bits [604.27KB]
Homepage: IP Traffic Spy

quarta-feira, 2 de maio de 2012

[Apps]Fix-It – Resolva problemas com jogos no Windows

Por vezes o divertimento que pretendemos ter no nosso PC não consegue ser tão simples ou imediato e temos problemas com os jogos que instalamos ou que tentamos jogar. São problemas com drivers gráficos, com lentidão das maquinas ou outros quaisquer.
Os Fix It são uma série de ferramentas da Microsoft que nos permitem, de forma simples e rápida, resolver problemas no Windows, sem que tenhamos de estar a aplicar receitas complexas e muitas vezes dúbias. Desta vez foi disponibilizado um Fix It que trata dos problemas relacionados com os jogos do Windows.



Todas estas pequenas ferramentas são feitas para que pesquisem o Windows do seu utilizador e, consoante o seu propósito, procurem problemas e que aconselhem resoluções. Estas soluções podem ser aplicadas de forma automática ou podem ser controladas pelo utilizador.
No caso concreto do Fix It agora disponibilizado, todas as detecções e pesquisas que são feitas no sentido de corrigir problemas de jogos, tais como de instalação, início de jogo online, falha do jogo ou falha de funcionamento de controladores Logitech. Consegue ainda detectar e corrigir situações em que o Windows é lento na execução de jogos.
Em concreto este fix-ir corrige problemas associados a suplementos que tornam o Internet Explorer (IE) lento, problemas com o controlador da placa de vídeo, como a ausência do controlador de vídeo mais recente e problemas com o DirectX 9.0.

A utilização deste Fix-It é idêntica a todos os outros. O software começa por vos questionar se pretendem que detecte problemas e os resolva sozinho ou se querem ter algum controlo e escolher as situações a serem resolvidas.
Depois deste passo é iniciada a pesquisa de problemas, sendo no entanto pedido que identifiquem os problemas mais comuns que vos estão a afectar a máquina.
Se escolheram a definição que permite controlarem as soluções a aplicar, depois de analisado o vosso Windows, é apresentada a lista de problemas a resolver.
No final do processo de correcção de problemas é mostrado um relatório de execução e onde podem ver os problemas procurados e os que foram resolvidos.

O Fix It é uma aplicação que não necessita de instalação, mas requer que o computador esteja ligado à Internet pois é descarregado o motor de testes sempre que a aplicação é executada.
Usem esta aplicação da Microsoft para detectarem e corrigirem problemas com os jogos que tenham instalados no vosso Windows. Vão conseguir obter mais da vossa maquina numa tão nobre actividade de lazer. O Fix It trata de todos os problemas por vós.
Testem o vosso Windows e vejam onde podem melhorar. Facilmente vão perceber que existe sempre onde podem melhorar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Microsoft Fix It [348.16KB]
Homepage: Centro de suporte fix-it