sábado, 2 de outubro de 2010

[Apps]O seu computador não suporta arranque por dispositivos USB?

Os dispositivos USB são cada vez mais usados no processo de instalação/teste de sistemas operativos. No entanto, algumas motherboards mais antigas não permitem o boot via dispositivos USB, obrigando o utilizador a gravar um CD/DVD com o sistema operativo em questão.

Com ultrapassar esta questão?

bott

O PLoP Boot Manager, é uma distribuição Linux que permite o boot via dispositivos USB, em máquinas que não possuam essa opção no boot. Basicamente o PLoP Boot Manager tem de ser colocado num CD, que após o boot, disponibilizará um menu que permite fazer boot através dos mais diversos dispositivos USB, CD/DVD e drive de disquetes.

Como criar um CD com PLoP Boot Manager?

Passo 1 – Download da imagem ploplinux-v4.0.6.iso

Passo 2– Gravar a imagem num CD usando por exemplo o CDBurnerXP

Depois de criado o CD (que servirá para todas as instalações), o utilizador deverá ir a bios e mandar arrancar via CD/DVD.

PLOP_3

O sistema apresentará um pequeno menu, onde o utilizador poderá escolher por que dispositivo pretende arrancar (Floppy, CDROM, USB, e no caso de ter partições em disco essas também serão apresentadas)

PLOP_1

Segue uma imagem mais personalizada, daquilo que podemos encontrar no menu.

PLOP_5

Esta pequena distribuição Linux é sem dúvida uma excelente ferramenta e que fazia falta. Lembro-me em tempos de andar a procura de uma aplicação que permitisse algo do género, mas sem sucesso. Para os utilizadores cuja motherboard não suporta boot via USB, nada melhor que gravar um CD para ter sempre à mão.

Licença: GNU
Download: ploplinux-v4.0.6.iso [63 MB]
Homepage: PLOP

4 comentários:

  1. Irmão e se o equipamento não tem nem cd rom nem floppy não tem suporte usb tem po&¨%%#@@ nenhuma então elle aparelho tá fora de mercado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nesse caso, essa placa mãe não merece misericórdia, merece perecer sofrendo numa fogueira ardente com todos dançando freneticamente ao redor com mantras de ódio...

      Eliminar
    2. nesse caso, essa placa mãe não merece misericórdia, merece perecer sofrendo numa fogueira ardente com todos dançando freneticamente ao redor com mantras de ódio...

      Eliminar
  2. otimo programa valeu a dica parabens pelo tuto

    ResponderEliminar