O esquecimento de passwords é algo muito vulgar entre utilizadores. Relativamente às passwords afectas aos utilizadores do sistema operativo Windows, existem vários métodos que permitem “crackar” e fazer reset as passwords esquecidas.
Hoje vamos apresentar uma ferramenta que permite “crackar” as passwords do Windows facilmente. Vamos conhecer o Ophcrack.
Principais características do Ophcrack
- Corre em Windows, Linux e Mac OS X
- Permite crackar hases LM e NTLM
- Tabelas (conjunto de passwords) para Windows XP e Vista (ver mais aqui)
- Módulo baseado em força-bruta, para obtenção de passwords simples
- Gráficos em tempo-real para análise de passwords
- Versão disponível em LiveCD
Para começar este processo, vamos começar por aceder ao site do projecto Ophcrack e fazer download da distribuição. Existe 2 versões disponíveis, que basicamente se diferenciam na forma de determinar as passwords com base nas “tabelas” do Ophcrack.
- ophcrack XP LiveCD (Para Windows XP)
- ophcrack Vista LiveCD (Para Windows Vista/7)
Depois de obter o .iso, pode por exemplo criar uma PenUSB LIVE com o Ophcrack. Para isso podem usar o Universal USB Installer.
Depois de criada a PenUSB LIVE, mandamos fazer reiniciar o PC e definimos para arrancar com a PEN. Após arrancar será apresentado o seguinte MENU.
Escolhendo a opção Ophcrack Graphic mode – automatic, o Ophcrack iniciará automaticamente e começará o processo de recuperação/reset da password do Windows.
O processo de descoberta das passwords pode ser moroso ou rápido, estando este dependente da complexidade das passwords definidas. Depois da aplicação conseguir “crackar” a password, a mesma é apresentada de imediato
Este tipo de ferramentas deve ser apenas usada quando a máquina em questão nos pertence ou tenhamos autorização para realizar o processo. O Ophcrack não é uma ferramenta 100% eficaz, no entanto tem bons resultados.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: ophcrack XP LiveCD [415 MB]
Download: ophcrack Vista LiveCD [495 MB]
Homepage: Ophcrack
Sem comentários:
Enviar um comentário